A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social começou nesta terça-feira, 10, data em que também se celebra os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento contou com a apresentação do Coral ArtCanto, a leitura da carta poética, uma mesa de abertura e uma palestra da secretária municipal de Assistência Social, Nathália Cortez. A programação seguirá até amanhã no Teatro Municipal de Boa Vista, na sala Teatro Escola.
Organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), a conferência enfatiza a importância do SUAS, que oferece serviços e programas para atender às necessidades sociais dos cidadãos por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
.jpg)
Na programação desta manhã, a mesa de abertura teve a participação da secretária de Assistência Social, Nathália Cortez; da presidente do CMAS, Ana Gabriela Bento; do vice-presidente, Clóvis Júnior; e da representante da Cooperativa de Empreendimentos Solidários de Boa Vista (COOFECS), Edna dos Santos.

“É fundamental trazer a perspectiva de cada um, para que juntos possamos construir os próximos anos do SUAS e alcançar as pessoas que necessitam. As discussões no evento serão divididas em eixos, de onde surgirão grandes propostas para a etapa estadual e depois para a nacional. A partir disso, reformularemos a legislação do SUAS e traçaremos os próximos passos para que as pessoas possam se beneficiar disso,” afirmou a secretária Nathália Cortez.
.jpg)
A presidente do CMAS, Ana Gabriela Bento, destacou que o objetivo do evento é reunir diferentes segmentos da política pública de assistência social, gestores, sociedade civil e usuários. “Precisamos debater nossas políticas públicas para fortalecer e deliberar propostas entre o município, Estado e União, avançando ainda mais. É uma gestão democrática e compartilhada em uma linha horizontal que buscamos com a participação de todos,” comentou.

O coral ArtCanto apresentou canções como “Cruviana” (Neuber Uchôa), “Cidade do Campo” (Eliakin Rufino) e “Mais Uma Vez” (Renato Russo). Segundo o maestro Israel Mafra, a participação no evento é de grande relevância, dada a importância dos temas. “Nós decidimos trabalhar canções regionais que falam de Boa Vista, além da força e pujança do roraimense. A última fala sobre a força interior que cada um possui para alcançar seus objetivos,” comentou.

Em homenagem aos assistentes sociais, a diretora do ArtCanto, Clara Zion, leu a carta poética e compartilhou sobre o processo de criação. “Escrever esta carta foi muito significativo e nostálgico. Me baseei na música ‘Pais e Filhos’ da Legião Urbana. Ela surgiu de lembranças sobre a rotina dos assistentes. Apesar das barreiras, eles atuam de maneira carinhosa e afetiva, sempre considerando o contexto social das famílias. Isso é essencial,” enfatizou.
*Supervisionado por Shirleia Rios
Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR