A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) concluiu, na terça-feira, 4, o ciclo anual de Encontros Formativos destinados aos Coordenadores Pedagógicos da Rede Estadual de Ensino. A ação reforça o compromisso do Governo de Roraima com a formação continuada dos profissionais da educação.
Ao longo do ano foram promovidas oito etapas de capacitação que reuniram coordenadores da capital, do interior e de comunidades indígenas — estes últimos participaram de forma remota. Nas sessões foram tratados temas como legislação educacional, atribuições do coordenador pedagógico, elaboração de projetos educativos, educação ambiental, relações humanizadas e processos avaliativos.
O encontro de encerramento aconteceu no auditório do prédio anexo da Seed, conhecido como Seed Pedagógica, com a palestra “Processos avaliativos: possibilidades para intervenções”, ministrada pela professora Solange Mussato.
Andrea Siqueira, chefe da Difc (Divisão de Fortalecimento do Currículo), afirmou que a formação foi planejada para qualificar o papel do coordenador pedagógico como conexão entre a gestão escolar e a sala de aula.
“Essa formação foi idealizada pelo Departamento de Educação Básica a pedido da secretária Raimunda Rodrigues e organizada em parceria com as divisões que integram o DEB [Departamento de Educação Básica]. O objetivo foi oferecer suporte aos coordenadores pedagógicos para que atuem de maneira mais articulada com os professores, contribuindo diretamente para o planejamento e a melhoria da aprendizagem dos estudantes”, afirmou.
O ciclo teve a participação de diversos setores da Seed, entre eles as divisões de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial, Educação Ambiental e Projetos Educacionais. Para a coordenadora pedagógica Neivana Lima, da Escola Estadual de Tempo Integral Maria das Dores Brasil, a iniciativa foi fundamental para aprimorar o trabalho nas escolas.
“Estou muito satisfeita com a iniciativa da Secretaria de Educação. Ao longo do ano participamos de diversas formações mensais que nos possibilitaram aperfeiçoar nossas práticas no ambiente escolar. Acredito que essas ações são muito pertinentes e nos dão mais condições de atuar com eficácia nas escolas, apoiando os professores que estão na linha de frente de todo o processo”, destacou.




