Em uma ação que combina lazer, mobilidade sustentável e contato com a natureza, a Prefeitura de Boa Vista disponibilizou dez bicicletas no Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, no bairro Paraviana. Gratuitas, as bicicletas estão à disposição da população para permitir uma visita mais dinâmica ao local, unindo a prática de exercícios ao ar livre ao percurso pelas trilhas.
Além de incentivar hábitos saudáveis, a iniciativa amplia as opções de convivência e reforça o papel do Bosque dos Papagaios como espaço dedicado à qualidade de vida dos moradores. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Sandro Barbot, as bicicletas podem ser usadas para passeios dentro do parque, especialmente nas áreas calçadas que foram revitalizadas.
“O procedimento é simples: é preciso fazer o cadastro na administração e retirar a bicicleta do suporte. Todas vêm com capacete, cujo uso é obrigatório, já que a segurança vem em primeiro lugar. Ao final do passeio, o usuário prende o cadeado e devolve a chave. A proposta é acolher melhor as pessoas, estimular o desligamento das telas e favorecer a reconexão com a natureza”, afirmou.
Diversão nas trilhas

Percorrendo as trilhas de bicicleta, os visitantes encontram um ambiente calmo e seguro, rodeado por áreas verdes e pela diversidade da fauna e da flora. A experiência rende momentos de lazer em família ou entre amigos, deixando a visita ainda mais memorável. O autônomo Vinícius Cavalcante foi ao Bosque dos Papagaios acompanhado da namorada, Ilcinara Mafra.
“É nossa primeira visita ao bosque e está sendo muito positiva. Vir aqui e ver os animais em um espaço tão próximo de casa é muito bacana. Fiquei ainda mais feliz ao descobrir as bicicletas, que tornaram o passeio mais divertido. Fazer a trilha pedalando foi ótimo — tenho certeza de que essa iniciativa vai fazer sucesso”, relatou.

Funcionamento do Bosque dos Papagaios
O bosque funciona de terça a domingo (com exceção de feriados e pontos facultativos), das 8h às 18h nos dias de semana. Nos finais de semana, o horário é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Lembramos que é proibido alimentar os animais, entrar com animais de estimação e portar bebida alcoólica; também não é permitido consumir alimentos nas trilhas, fumar ou descartar resíduos de forma inadequada.