Escutar música diminui o estresse e estimula a criatividade, mas a experiência pode ser prejudicada quando você é exposto a barulho de trânsito, máquinas de obra, eletrodomésticos e conversas em excesso. Nesses casos, uma solução é investir em fones com cancelamento de ruído de melhor qualidade.
Disponível em diferentes tipos, dos intra-auriculares aos circumaurais, a tecnologia atenua ou bloqueia sons externos incômodos. Ela ajuda a criar um ambiente mais silencioso, eliminando distrações sonoras no ônibus, metrô, academia ou outros locais.
Além de aprimorar a experiência ao ouvir música, assistir vídeos e jogar, fones com cancelamento podem ser úteis ao estudar, trabalhar ou simplesmente quando você quer aproveitar o silêncio.
O que é e como funciona o cancelamento de ruído?
Um dos recursos mais buscados, o cancelamento de ruído é uma tecnologia que neutraliza sons externos indesejados, reduzindo grande parte deles, embora não os elimine por completo. O mecanismo se baseia em microfones integrados ao dispositivo que captam e analisam as ondas sonoras ao redor.
A partir dessa análise, um software específico gera ondas com fases opostas às detectadas, anulando-as, o que diminui os ruídos percebidos. Segundo a Sony, a tecnologia é mais eficaz quando o som ambiente é constante e está em um intervalo de frequência baixo a médio.
Em níveis de frequências variáveis, como na fala, as alterações são frequentes, o que dificulta a análise e o processamento pelo sistema. Por isso alguns ruídos são cancelados e outros não, conforme a fabricante japonesa.
Cancelamento ativo e passivo de ruído
Existem duas modalidades do recurso, e a descrita acima corresponde à versão ativa. Também chamada de Active Noise Cancelling (ANC), o cancelamento de ruído ativo depende de sistemas eletrônicos para funcionar e, em geral, é mais eficiente na redução de maiores quantidades de decibéis (dB).
Modelos mais avançados podem oferecer níveis diferentes de ANC, incluindo o modo transparência, que permite ouvir o som ambiente sem tirar os fones, com mais clareza. Vale lembrar que o cancelamento consome mais bateria quando ativado, afetando a autonomia.
O cancelamento de ruído passivo, por sua vez, não envolve tecnologia eletrônica; baseia-se apenas no design do dispositivo. Isso inclui ponteiras que selam o canal auditivo como borrachas ou almofadas que cobrem toda a orelha, reforçando o isolamento acústico.
Melhores fones com cancelamento de ruído em 2025
Há diversas opções de fones com essa tecnologia no mercado, desde alternativas mais acessíveis até modelos premium de maior custo, de várias marcas. Confira alguns dos melhores fones com cancelamento de ruído em 2025.
Samsung Galaxy Buds FE
Começando pelos fones com ANC mais baratos, o modelo da Samsung permite ativar e desativar a tecnologia com um toque ou pelo app e conta com modo ambiente para não perder a atenção na rua. A tradução em tempo real com IA também está disponível, porém apenas quando pareado a celulares Galaxy S24 ou superiores.
Com suporte ao Bluetooth 5.2, o Galaxy Buds FE oferece até 8 horas de autonomia com o ANC desligado e cerca de 6 horas com a tecnologia ativada, podendo chegar a 30 horas considerando as recargas do estojo. É intra-auricular e traz ponteiras em diferentes tamanhos.
)
Aiwa AWS-EB-03-B
Outra opção econômica, reduz os sons incômodos em até 28 dB, segundo a fabricante, proporcionando uma experiência mais imersiva graças a quatro microfones que também aprimoram a qualidade das chamadas. Modo de baixa latência para jogos, suporte a assistentes de voz e resistência à água são outros atrativos.
A bateria dura, em média, 5 horas, com mais 20 horas disponíveis no estojo; o carregamento rápido de 10 minutos fornece 2 horas extras. Este fone da Aiwa se conecta via Bluetooth 5.3 e é do tipo intra-auricular.
Xiaomi Redmi Buds 6 Lite
Prometendo reduzir até 40 dB de ruídos, o fone da Xiaomi conta com ANC híbrido baseado em dois microfones, que também ajudam nas chamadas com suporte de IA. O driver de titânio de 12,4 mm e a codificação AAC contribuem para uma reprodução sonora de qualidade.
Oferece equalização via app, emparelhamento facilitado com dispositivos Android via Google Fast Pair e Bluetooth 5.3. O Redmi Buds 6 Lite alcança autonomia total de 38 horas, incluindo o estojo, e tem carregamento rápido — 10 minutos na tomada garantem 2 horas extras de uso.
)
Anker Soundcore Q20i
Para quem não se adapta a fones intra-auriculares, o Anker Soundcore Q20i merece atenção. O headphone usa quatro microfones para diminuir até 90% dos ruídos, funcionando bem em ambientes barulhentos, e possui certificação Hi-Res para áudio de alta fidelidade.
Oferece conexão simultânea com dois aparelhos, design acolchoado para maior conforto em sessões longas e autonomia de até 60 horas no modo normal e 40 horas com ANC ativo. Com apenas 5 minutos de carga, você ganha mais 4 horas de uso.
Edifier W800BT Pro
O W800BT Pro da Edifier combina o formato over-ear, que envolve toda a orelha, com ANC avançado, resultando em redução de até 44 dB de ruídos. Ele também conta com algoritmos que tornam as chamadas mais claras e baixa latência para jogos.
Com suporte ao Bluetooth 5.4, oferece conexões mais rápidas e estáveis, enquanto o app permite ajustar a equalização, ativar timer e outras funções. São 45 horas de bateria sem ANC e 26 horas com o recurso ligado; 15 minutos de recarga garantem 8 horas extras.
)
QCY H3 Pro
Com driver de titânio de 40 mm, certificação Hi-Res e codec LDAC, é uma opção para quem busca qualidade sonora. Com três níveis de ANC, pode cancelar até 50 dB de barulhos, ajudando a manter a concentração, e ainda oferece modo transparência para ouvir o ambiente quando necessário.
Bluetooth 5.4, proteção contra água (IPX5), IA para chamadas menos distorcidas e recursos extras como modos para jogos e localizar fone são outros diferenciais. A autonomia chega a 55 horas, e 10 minutos de carga garantem 2 horas adicionais.
Apple AirPods Pro 3
Um dos lançamentos de 2025 mais elogiados, o AirPods Pro de 3ª geração traz o que a Apple descreve como “o melhor ANC do mundo em fones intra-auriculares”. A tecnologia se adapta ao ambiente e reduz o volume ao detectar que o usuário está conversando, retornando ao nível anterior após o fim do diálogo.
Áudio espacial personalizado, detecção de frequência cardíaca durante atividades físicas e tradução de conversas em tempo real estão entre os destaques, lembrando que algumas funções só operam quando pareados ao iPhone. São até 10 horas de bateria, sem contar a carga do estojo.
)
Sony WH-1000XM6
Entre os destaques do ano está o Sony WH-1000XM6. Seu ANC avançado é suportado por um chip de última geração e por IA, realizando otimizações em tempo real para evitar que o usuário seja incomodado por diversos tipos de ruído.
Som premium, latência ultrabaixa para jogos, conexão multiponto e bateria de até 40 horas com uma carga são outros pontos fortes, indicado para quem busca fones top de linha e tem orçamento para isso.
Gostou da seleção de fones com ANC? Conhece outros modelos que deveriam ter sido incluídos? Compartilhe sua opinião nas redes sociais do TecMundo.




