A Prefeitura de Boa Vista, através da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF), realiza um treinamento direcionado aos farmacêuticos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A capacitação aborda o tratamento da tuberculose, visando aprimorar o atendimento humanizado aos pacientes assistidos pela rede.
De acordo com a farmacêutica da SAF e palestrante do curso, Louice Gadelha, a iniciativa tem como propósito atualizar os profissionais com orientações que melhorem o trabalho das equipes multidisciplinares de cada UBS. Atualmente, mais de 100 pessoas estão em tratamento para a doença em Boa Vista.
“O objetivo desta capacitação é esclarecer todas as questões sobre o tratamento da tuberculose, para que os farmacêuticos possam auxiliar nas prescrições, orientar os pacientes e atuar com mais autonomia dentro das equipes multidisciplinares. É a primeira vez que realizamos esse treinamento sobre o tema, mas a intenção é promover encontros contínuos para atualização e troca de experiências”, explicou.
No encontro, os participantes puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências da rotina nas unidades. A farmacêutica Darlete Oliveira, que atua há cinco anos na área, avaliou a iniciativa de forma positiva. “Esclarecemos nossas dúvidas sobre orientações ao paciente, dosagens e uso correto dos medicamentos. Foi muito esclarecedor e de grande importância, pois cada paciente é único”, afirmou.
Com mais de três décadas de experiência, Carlos Alberto Nascimento também ressaltou a importância da capacitação. “A professora trouxe muito conhecimento. Houve muitos esclarecimentos e dúvidas foram resolvidas. Foi muito proveitoso”, acrescentou.




