O Dia Mundial do Turismo, comemorado neste sábado, 27 de setembro, simboliza uma nova etapa no desenvolvimento do turismo em Roraima, segundo o Detur (Departamento de Turismo) da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima).
De acordo com o diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito, a data celebra o poder transformador do turismo. Ele afirmou que Roraima segue rumo ao desenvolvimento sustentável, com forte expectativa de crescimento do setor e resultados relevantes a serem celebrados na ocasião.
Entre os destaques, mencionou o Programa de Etnoturismo em Terras Indígenas e a recente conquista da comunidade indígena Kauwê, em Pacaraima, que foi premiada com o Prêmio Nacional de Turismo Responsável 2025.
No Norte do estado, a comunidade indígena Raposa I, em Normandia, realizou mais uma edição do tradicional Festival das Panelas de Barro da Raposa e oferece experiências turísticas registradas no Ministério do Turismo por meio do projeto Experiências do Brasil Original.
Segundo Bruno, nesta temporada houve um crescimento significativo da pesca esportiva, com a realização do 3º Festival da Pesca Esportiva do Tucunaré, promovido pela prefeitura de Caroebe no lago da Usina Hidrelétrica de Jatapu. O evento consolidou-se como a abertura da temporada de pesca esportiva 2025/2026 no Estado de Roraima.
Além disso, diversos eventos realizados ao longo do ano já integram o calendário de grandes realizações que celebram o turismo sustentável e transformador. Um exemplo é a Tepequém Up, tradicional corrida de altitude na Serra do Tepequém, no município de Amajari.
Outro destaque para Roraima foi o pré-lançamento da marca Amazônia, apresentado em 5 de setembro durante o Amazontech 2025, realizado na UFRR (Universidade Federal de Roraima). A marca terá lançamento oficial no Brasil em 8 de outubro, durante a Expo ABAV 2025, no Rio de Janeiro.
“Pela ação da Embratur, a marca irá ao mercado internacional, promovendo o turismo de transformação da Amazônia como protagonista de um modelo de desenvolvimento sustentável que a região e o Estado de Roraima vêm construindo nos últimos anos”, afirmou Bruno.
SOBRE A DATA
O Dia Mundial do Turismo foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1980 para reconhecer a importância de um dos setores que mais cresce no planeta.
Em 2025, o tema escolhido: “Turismo e Transformação Sustentável” assume relevância especial para o Brasil, que atualmente preside o Conselho Executivo da ONU Turismo e conduz as discussões globais sobre o futuro da atividade.