Roraima inicia Caravana Técnico-Pedagógica com um dos maiores índices de frequência escolar do país.

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Com 58% dos estudantes do Ensino Médio beneficiados pelo programa Pé-de-Meia, superando a média nacional de 54%, Roraima se destaca no panorama educacional do Brasil. Esse progresso foi reafirmado nesta quarta-feira, 10, com o lançamento oficial da Caravana Técnico-Pedagógica Pé-de-Meia, realizado no Parque Anauá, em um evento que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador Antonio Denarium e do vice-governador Edilson Damião.

O programa federal oferece incentivo financeiro para que os estudantes permaneçam na escola e concluam o Ensino Médio. Em Roraima, 14.154 jovens já recebem o benefício, que garante R$ 200 por mês, além de R$ 1.000 ao final de cada ano escolar e R$ 200 pela participação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No total, cada aluno pode acumular até R$ 9.200 ao longo dessa etapa.

O governador Antonio Denarium destacou a cooperação com o Governo Federal. “Estamos preparando os estudantes da rede estadual para serem os profissionais do amanhã, e a parceria com o Governo Federal é essencial. O ministro Camilo Santana anunciou recentemente a ordem de serviço para a construção de mais 22 escolas em comunidades indígenas de Roraima. Além disso, o Governo do Estado está empenhado em reformar, construir, revitalizar e ampliar escolas estaduais, assegurando educação de qualidade para todos”, afirmou.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que a caravana serve como um espaço de diálogo com estudantes, professores e gestores. Ele explicou que o MEC (Ministério da Educação) decidiu criar essa caravana pelos Estados brasileiros para ouvir esses públicos e também oferecer capacitação para os gestores escolares.

“Percebemos que alguns alunos tinham dinheiro em suas contas sem saber, pois a abertura da conta e o depósito são automáticos. Agora, buscamos orientar melhor estudantes e gestores sobre como acessar o programa, resolver pendências de CPF e outros obstáculos que podem impedir a participação no Pé-de-Meia”, explicou.

O secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, destacou o desempenho no estado, apontando que Roraima atualmente tem um dos maiores índices de adesão ao Programa Pé-de-Meia. “Muitos de nossos alunos retomaram as aulas com mais frequência e motivação. Para garantir o sucesso do programa, criamos uma coordenação específica que acompanha tanto a parte financeira quanto pedagógica, visando impulsionar o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes”, enfatizou.

Programação e participação dos estudantes

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A manhã foi marcada por atividades culturais e de capacitação. A influenciadora Lai Santiago realizou uma palestra sobre educação financeira, enquanto os professores Lorena Dourado e Wallace Winchester Peixoto conduziram um aulão preparatório para o Enem, com participação especial do cantor Neuber Uchôa, que trouxe música e descontração ao encontro.

Para a estudante Cecília Barroa, da Escola Estadual Ana Libória, o programa tem um impacto direto.

“O Pé-de-Meia é muito relevante para os estudantes, principalmente porque muitos precisam usar transporte para chegar até a escola. Com essa ajuda financeira, eles podem pagar o ônibus, além de comprar materiais escolares essenciais, como mochila, lápis e outros itens. E não é só isso, o dinheiro também auxilia em outras necessidades da família, aliviando as despesas dos pais”, contou.

A Caravana continuará até quinta-feira, 11, no município de Amajari, realizando atividades na comunidade indígena Araçá, na Escola Estadual Indígena Raimundo Tenente.

Estratégias e desafios

Durante o evento, técnicos do MEC, articuladores locais e educadores examinaram os dados do programa em Roraima. A comparação entre 2024 e 2025 mostrou uma melhora na adesão e na frequência escolar.

Para avançar ainda mais, foi reforçado o uso do Instrumento de Rotinas, que organiza etapas fundamentais da gestão e facilita o monitoramento. Também ganhou destaque a ferramenta “Olhar Atento”, destinada a identificar alunos com risco de reprovação e implementar intervenções pedagógicas personalizadas.

O plano estadual de ações dá atenção especial às comunidades indígenas, áreas vulneráveis e ao alinhamento do calendário escolar com as particularidades locais.

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