7 de agosto de 2025
Ver essa foto no Instagram
Neste 7 de agosto, o Brasil celebra uma importante conquista: os 19 anos da Lei Maria da Penha, marco fundamental na defesa da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres.
Criada em 2006, a lei trouxe mecanismos legais para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e, desde então, transformou histórias, salvou vidas e se tornou referência internacional, sendo reconhecida pelo Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) como uma das três legislações mais avançadas do mundo no enfrentamento à violência de gênero.
A data também é marcada pelo Dia D da Operação Shamar, uma mobilização nacional que une forças de segurança pública em todos os estados para intensificar ações de combate à violência contra a mulher. A operação faz parte da campanha Agosto Lilás, e, neste ano, mobiliza cerca de 50 mil agentes em mais de 2 mil municípios brasileiros, com atividades educativas, ações preventivas, atendimentos humanizados e fiscalizações. A operação segue até o dia 4 de setembro.
Mais do que números e estratégias, essa é uma jornada de escuta, acolhimento e reconstrução de vidas.
Em Roraima, essa caminhada tem sido feita com empatia, responsabilidade e compromisso com a vida. A Polícia Civil de Roraima não apenas atua na repressão à violência, mas também acolhe, orienta e cuida de cada mulher que busca ajuda. Cada atendimento é uma oportunidade de mostrar que ela não está sozinha, que existe uma rede pronta para protegê-la com respeito, sensibilidade e coragem.
Proteger mulheres não é apenas uma missão institucional, é um ato diário de humanidade, justiça e amor ao próximo. A Polícia Civil de Roraima segue de mãos dadas com cada mulher, fortalecendo caminhos de paz, liberdade e dignidade.
Violência contra a mulher é crime. Não se cale. Denuncie. Ligue 180. A ligação é gratuita e pode ser anônima.
#GovernoDeRoraima #PolíciaCivilDeRoraima
#OperaçãoShamar #DiaD #LeiMariaDaPenha #AgostoLilás