A 19ª Semana da Matemática da UFRR (Universidade Federal de Roraima) teve início na terça-feira, 4 de novembro, e segue até o dia 6 de novembro, reunindo pesquisadores, docentes e estudantes para tratar de temas relacionados ao ensino, à pesquisa e às novas tecnologias.
O evento, um dos mais tradicionais da área no Estado, conta com o apoio do Governo de Roraima, por meio da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima), na chamada pública “Mais Eventos, Mais Ciência”.
Com o objetivo de fortalecer a produção científica e ampliar a visibilidade das pesquisas locais, a Semana da Matemática promove palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos. As discussões contemplam temas como Educação Matemática, Etnomatemática, Matemática Computacional, Biomatemática e Inteligência Artificial.
Segundo o professor Cristiano Silva, do Departamento de Matemática da UFRR e coordenador do evento, a proposta é aproximar profissionais e estudantes da área e incentivar o interesse pela pesquisa.
“A Semana da Matemática tem como propósito reunir profissionais e estudantes da área e de áreas afins, com o objetivo de estimular o interesse pelo ensino e pela pesquisa, além de promover a discussão e a difusão de novas tendências e tecnologias”, explicou.
Nesta edição, o tema central é “Matemática e a Inteligência Artificial: as profissões atuais e do futuro”. Segundo Cristiano, a escolha evidencia o impacto crescente da tecnologia no mercado de trabalho.
“O tema foi escolhido em razão do uso cada vez maior da inteligência artificial nas profissões já existentes e pelo surgimento de novas ocupações decorrentes das demandas dessa área em expansão”, destacou.
O evento também aproxima pesquisadores de grandes centros de ensino e pesquisa a profissionais e estudantes da região, fortalecendo o diálogo científico e estimulando parcerias entre a UFRR e outras instituições.
Além disso, a programação inclui a divulgação de estudos desenvolvidos por grupos de pós-graduação, como o Profmat (Mestrado Profissional em Matemática), contribuindo para a formação acadêmica e ampliando as perspectivas de atuação dos alunos.



