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Seminário realizado pela Seed aborda a recuperação das aprendizagens.

I Seminario Estadual para a recomposicao das aprendizagens Ascom Seed 6

Na última terça-feira, 10, educadores de Língua Portuguesa e Matemática se reuniram no I Seminário Estadual para a recomposição das aprendizagens: superando desafios na rede pública de Roraima. O evento ocorreu no auditório do IERR (Instituto de Educação de Roraima) e foi transmitido ao vivo pelo canal do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) no YouTube.

Este evento faz parte do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, promovido pelo MEC (Ministério da Educação), do qual Roraima é um dos integrantes. O seminário foi inaugurado pelo secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad.

“Estamos aqui hoje desenvolvendo estratégias, em parceria com o Ministério da Educação, para recuperar as aprendizagens dos nossos alunos. Nossa meta é não deixar ninguém para trás e, além disso, elevar nossos índices educacionais”, afirmou Mikael.

Pacto visa diminuir desigualdades no aprendizado dos estudantes

Vários fatores prejudicaram a aprendizagem dos alunos, como a pandemia de covid-19 e situações relacionadas a emergências climáticas e dificuldades estruturais. Frente a esses obstáculos, o Pacto busca reduzir as desigualdades educacionais e restaurar as aprendizagens fundamentais, especialmente em leitura, escrita e matemática.

Aline Marques, articuladora nacional do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens do MEC e uma das palestrantes do evento, destacou a relevância da adesão dos Estados ao Pacto.

“O Pacto tem dois objetivos principais: garantir que todos os estudantes, independentemente de onde estejam, tenham o direito de aprender e mitigar os efeitos de calamidades públicas ou emergências climáticas. É essencial que os estados adiram ao Pacto, para que nenhum aluno fique para trás e possa assimilar o que é necessário a cada ano letivo”, detalhou Aline.

Para alcançar essas metas, o Pacto integra diversas estratégias, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a Escola das Adolescências, a Escola em Tempo Integral e o programa Escolas Conectadas.

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