Com a intenção de oferecer opções de turismo externas para pessoas com mais de 60 anos, a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), através do Detur (Departamento de Turismo), promove, entre os dias 9 a 11 de junho em Roraima, uma press trip que conta com a participação de três jornalistas especializados e parceiros estratégicos do setor, com o intuito de apresentar roteiros e experiências que atendam às necessidades e interesses deste segmento em crescimento.
Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o propósito de promover e vivenciar específicos destinos ou serviços. Considerando que o Brasil possui um mercado significativo de turismo para pessoas acima de 60 anos, que está em ascensão, esta ação representa um passo importante para estabelecer Roraima como um destino atrativo para esse público, conforme mencionado pelo diretor do Detur, Bruno Muniz.
“Acredita-se que esse público corresponda a aproximadamente 30% dos viajantes nacionais, demonstrando um potencial considerável para o setor. Com o aumento da expectativa de vida e maior disposição para viajar, os turistas com mais de 60 anos buscam experiências enriquecedoras e adaptadas a suas necessidades”, afirmou Muniz.
Os viajantes com mais de 60 anos apresentam um perfil diversificado, caracterizado pela busca de conforto, segurança e atividades que incentivem a socialização e o aprendizado. Muitas vezes, preferem viajar em grupo, focando em roteiros culturais, naturais e gastronômicos. Valorizam experiências que promovem bem-estar e enriquecimento pessoal.
AGENDA
O grupo composto pelos jornalistas especializados, junto aos servidores do Detur, parte de Boa Vista às 7h da manhã em direção a Pacaraima, de onde seguem para a comunidade San Francisco, localizada dentro do Parque Nacional Canaima na Gran Sabana, na Venezuela, onde almoçam e visitam o mirante dos Pemon.
Por volta das 14h, o grupo embarca em direção à comunidade de Paraitepuy, onde são recebidos com uma apresentação do coral local e contemplam o Monte Roraima. No segundo dia, o grupo segue um roteiro explorando as belezas da Gran Sabana e visita a Comunidade Kauwê, onde almoçam e conhecem os roteiros locais antes de retornarem a Boa Vista.
Na manhã do último dia, o tour começa no centro histórico de Boa Vista, a partir das 8h, e à tarde, eles visitam o Mirr (Museu Integrado de Roraima), o Centro de Memória do Tribunal de Justiça, o Bosque dos Papagaios e o Mirante Edileusa Lóz.
PARCERIAS
A realização do famtour – abreviação de familiarization tour, ou turismo de familiarização – conta com a colaboração de parceiros do setor público, como a Secidades (Secretaria das Cidades, Desenvolvimento Urbano e Gestão de Convênios), a Direção de Turismo do município de Gran Sabana, e do setor privado, incluindo a Comunidade Kauwê, de Pacaraima, a empresa RR Adventures, especializada em turismo de aventura, o Hotel Ibis e o Restaurante Nega Loka.