A Sesau (Secretaria de Saúde) recebeu reconhecimento nacional pelos avanços no controle da tuberculose, ao conquistar três certificações durante a reunião anual dos coordenadores estaduais do Programa de Controle da Tuberculose.
O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, aconteceu em Brasília (DF) e reuniu gestores e técnicos de todo o país para avaliar indicadores, metas e estratégias de enfrentamento da doença.
“Isso evidencia o trabalho conjunto entre o Estado e os municípios no fortalecimento das ações de controle e na ampliação do acesso aos testes e tratamentos indicados pelo Ministério da Saúde”, afirmou Ângela Felix, gerente do Núcleo de Controle da Tuberculose.
O primeiro certificado foi concedido pelo maior percentual de municípios que atingiram a meta de cura de casos novos de tuberculose pulmonar com confirmação laboratorial, com 46,7%.
O segundo reconheceu o maior percentual de municípios que alcançaram a meta de proporção de casos de coinfecção TB/HIV em uso de TARV (Tratamento Antirretroviral), com 53,3%.
E o terceiro destacou o maior percentual de municípios que realizaram o teste molecular rápido para diagnóstico da tuberculose, atingindo 80% de cobertura.
“O Estado tem atuado em estreita parceria com os municípios, pois quando eles conseguem implementar as ações de controle isso se reflete nos indicadores estaduais. Trabalhar a tuberculose em Roraima é desafiador — temos alta incidência e taxa de mortalidade, além de populações de risco como imigrantes, indígenas e pessoas privadas de liberdade, cada grupo com suas especificidades”, explicou a gerente de núcleo.




