Uma das principais iniciativas da rede de proteção social do município, acompanhando crianças desde a gestação até os seis anos, o programa Família Que Acolhe (FQA) completa 12 anos em 2025. A política pública implementada em Boa Vista, voltada à primeira infância, tornou-se referência ao longo do tempo, oferecendo uma série de cuidados, orientações e apoio às famílias.
Entre as ações promovidas pelo programa está a Universidade do Bebê, espaço onde pais e responsáveis aprendem sobre temas específicos da primeira infância e aplicam os aprendizados no cotidiano com seus filhos. Outra iniciativa é a entrega de enxovais e de leite para quem atende aos requisitos estabelecidos pelo programa.
Somente entre janeiro e setembro deste ano, foram entregues cerca de 3.150 kits de enxoval e mais de 3.100 latas de leite a aproximadamente 5.800 mulheres beneficiadas pelo FQA.
Os kits de enxoval são destinados a gestantes que estejam no oitavo ou nono mês de gravidez. Já as latas de leite são para mães de crianças entre 1 e 3 anos, que recebem três unidades, reforçando o compromisso do programa com a nutrição e o desenvolvimento infantil. Para ter acesso aos itens, as mães participam das atividades oferecidas pela Universidade do Bebê no FQA.

A secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), Nathália Cortez, explicou que a proposta é assegurar que cada mulher vivencie a maternidade de forma mais tranquila, acolhedora e segura.
“É uma demonstração concreta de que elas não estão sozinhas nesse momento tão especial. Através dos encontros da Universidade do Bebê, oferecemos apoio emocional, informações essenciais e orientações práticas que fazem toda a diferença”, ressaltou a secretária.
Kits do programa garantem cuidados essenciais a gestantes e bebês
Cada kit do bebê contém bolsa, banheira, fraldas, roupinhas, cobertor, lençol de berço, itens de higiene, manta e toalhas — materiais básicos para os primeiros cuidados com o recém-nascido. As gestantes também recebem um kit especial com toalha e produtos de higiene pessoal.
Leite fornecido pelo programa garante melhor alimentação para crianças

O programa também realiza visitas domiciliares, como no caso da dona de casa Maria Dinara, de 28 anos, mãe de dois filhos pequenos. Um deles é o João Guilherme, de 2 anos, que recebe três latas de leite por mês para complementar a alimentação.
“Esse leite que recebo ajuda muito na alimentação das minhas crianças. Foi durante as visitas da equipe do FQA que aprendi mais sobre a gestação. Sou muito grata por esse suporte”, afirmou Maria.
Quem pode se cadastrar?
Podem se inscrever gestantes que atendam aos seguintes critérios:
- Estar com até 21 semanas de gestação (aproximadamente 5 meses);
- Preferencialmente estar em situação de vulnerabilidade social;
- Ter disponibilidade para participar dos encontros realizados duas vezes por mês, desde a inscrição até que o filho complete 3 anos e 11 meses.
Para mais informações, o contato é (95) 98411-0485.