No espaço da AgroBV, o casal levou ao público uma variedade de produtos como milho, ovos caipiras, maxixe, quiabo, acerola, pimentas, entre outros.
Produtores rurais atendidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Roraima), por meio de treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) e da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), marcaram presença na AgroBV 2025 com a comercialização de alimentos frescos, produtos artesanais e itens que mostram a força da agricultura familiar em Roraima. A feira foi realizada no Centro de Difusão Tecnológica de Boa Vista (CDT), entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.
Entre os expositores, estavam Antônia Mourão e seu esposo Antônio, do Sítio Vitória, que foram acompanhados pela ATeG na cadeia de Olericultura, por dois anos. No espaço da AgroBV, o casal levou ao público uma variedade de produtos como milho, ovos caipiras, maxixe, quiabo, acerola, pimentas, entre outros.
“Para mim o Senar foi tudo de bom na nossa vida, na nossa propriedade. Foi um aprendizado e tanto, hoje consegui trazer meus produtos graças também ao técnico do Senar que nos ensinou e hoje a gente conhece tudo. Sobre as plantas, variedades de pragas, o que devemos usar de adubo e isso é muito importante. Se não fosse isso, não conseguiríamos ir muito além. Então é uma felicidade muito grande da gente. O Senar chegou na hora certa, é um amigo do agro, dos pequenos produtores”, explicou dona Antônia.
As produtoras Marize Penso e Ana Malagutti, participantes do Programa Mulheres em Campo em 2024, realizado na região do Truaru, zona rural de Boa Vista, também estavam expondo na feira pelo segundo ano consecutivo. Dona Marize levou à feira uma seleção de doces e pudins, além de milho, macaxeira e batata-doce cultivados em seu sítio. Ana, por sua vez, expôs uma variedade de hortaliças, como berinjela, limão, abóbora, e quitutes como cuca e broas caseiras.
“O Programa Mulheres em Campo me ajudou a abrir a visão para o mundo. De tudo o que eu produzo na minha propriedade eu posso agregar valor, posso ganhar dinheiro, posso ser feliz. Hoje a gente se sente mais orgulhoso sendo um pequeno produtor e hoje expondo na feira é muito valioso para a gente”, afirma Ana.
Já a produtora Rita Hartmann, que também integrou uma turma do Programa Mulheres em Campo no segundo semestre deste ano, esteve acompanhada de outras colegas da capacitação e juntas chamaram a atenção dos visitantes com uma linha diversificada de produtos derivados do caju. Os itens incluíam doces, cachaça e até vinho artesanal da fruta. Elas também comercializam verduras, plantas ornamentais e sabão artesanal.
“Através do curso aprendemos muitas coisas, inclusive o empreendedorismo. Atualmente temos nossa feira no Bom Intento e hoje na AgroBV a gente está tendo a oportunidade de divulgar nosso projeto e mostrar o potencial de produtos que nós temos. Há empreendedoras que trabalham com copos de vidro, temos artesanato, agricultura e produtos processados. No treinamento aprendemos muita coisa, como elaborar uma embalagem, a importância de ter uma boa apresentação na hora de vender o produto”, ressalta Rita.
A participação desses produtores na AgroBV é resultado direto do fortalecimento da assistência técnica e da formação profissional rural promovida pelo Senar Roraima, que vem incentivando o empreendedorismo, a diversificação da produção e a valorização da agricultura familiar. Segundo o presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho, é gratificante ver os produtores rurais ocupando esse espaço com tanto protagonismo.
“A AgroBV é uma vitrine importante, e ver quem passou por treinamentos ou pela assistência técnica agora colhendo os frutos, comercializando com confiança e mostrando a qualidade do que produzem, é a certeza de que estamos no caminho certo. O Sistema Faerr/Senar está aqui para apoiar, capacitar e abrir portas. O sucesso desses produtores é o nosso maior orgulho”, conta.
Texto e fotos: Fernanda Marins
Assessoria de Comunicação do Sistema Faerr/Senar