O mês de julho chegou e, com ele, a data mais especial do calendário municipal. No próximo dia 9, Boa Vista celebra 135 anos de história e muito orgulho para seus moradores. A comemoração toma, literalmente, as ruas da cidade com a programação da tradicional Corrida Internacional 9 de Julho.
A 23ª edição da principal corrida do estado deve reunir mais de 12 mil atletas de todas as idades, em várias categorias. Da explosão de fofura na Corridinha Baby à disputa acirrada nos 5 km e 10 km, passando por novas modalidades (saiba mais abaixo), a capital respira esporte e emoção.
-%20Ft%20Fernando%20Teixeira%20(35).jpg)
“A Corrida 9 de Julho é um verdadeiro presente para Boa Vista e nossa população. A cidade tem como uma de suas principais características ser plana, o que favorece essa prática esportiva. Esporte é qualidade de vida e a prefeitura incentiva essa prática desde cedo, por meio de projetos, programas sociais e eventos como a corrida”, disse o prefeito Arthur Henrique.
Corrida 9 de Julho e a paixão pelo esporte
Uma cena se tornou comum em Boa Vista, seja ao amanhecer, pôr do sol ou à noite; praças e ruas são ocupadas por atletas profissionais e amadores, que buscam melhorar seus tempos e se preparar para as competições. É assim durante o ano todo, mas basta julho se aproximar para que o movimento aumente.
Um desses atletas é Lessandro José Lima, de 42 anos. Ele é um apaixonado por corridas e já perdeu as contas de quantas edições da 9 de Julho participou. O que ele não perde é a motivação e a oportunidade de estar mais uma vez na competição. Para ele, a corrida representa muito mais que uma disputa.
.jpg)
“Muda totalmente a vida das pessoas. Não é só correr. Cada quilômetro percorrido é uma vitória pessoal, uma prova de que você é capaz de superar obstáculos e de que a força interior é tão importante quanto a força física. A Corrida 9 de Julho é um patrimônio nosso e é um privilégio poder participar todos os anos desse lindo evento”, afirmou.
Lessandro chegou a montar um grupo de corrida com a família e amigos. Experiente na competição, o atleta ressalta a importância do comprometimento para alcançar bons resultados. “É preciso treinar bastante, não só o corpo, mas também a mente. Com os treinos, o sono em dia e a alimentação saudável, a corrida fica mais fácil”, completou.
O maior evento esportivo de Roraima
A programação está dividida em dois dias, 6 e 9. No domingo, 6, a Vila Olímpica Roberto Marinho recebe os miniatletas da Corridinha Baby e Corridinha Kids, além dos “esportistas de quatro patas” na Corridinha Pet. As provas começam a partir das 8h.

Um dos principais cartões-postais da cidade, o Parque do Rio Branco, também será cenário da competição em comemoração ao aniversário de Boa Vista. O Mirante Edileusa Lóz vai receber a inédita Corrida Vertical. Serão 454 degraus e 120 metros de subida e muita aventura. A largada está programada para as 17h.
Prepare o fôlego para uma competição de alto nível
No dia 9, os atletas amadores e de elite entram na competição. A programação começa com as provas de Ciclismo, pela manhã, com largadas às 8h, 9h e 10h15, na avenida Ene Garcez, no Terminal Luiz Canuto Chaves, com percurso pela avenida Ville Roy.

À tarde, às 16h, será a vez de mais uma novidade: a prova de Patins, que ocorrerá no Centro Cívico, com um total de cinco voltas em torno da praça.
A partir das 17h, iniciam as corridas de rua de 5 km e 10 km. As largadas ocorrerão na avenida Ene Garcez, próximo ao Terminal Luiz Canuto Chaves, com percurso pela avenida Ville Roy.
Categorias da Corrida 9 de Julho – Geral/Elite (10km), Atleta Local (10km), Atleta Local (5km), Servidor Municipal (5km), Maior Equipe (Corrida Principal), Corrida de Ciclismo – Mountain Bike (20km), Corrida de Ciclismo – Estrada (30km), Corrida de Ciclismo – Livre (10km) e Corrida Vertical (Escadas – 7 andares). Serão R$ 237 mil em premiações.
Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR