Com o objetivo de fortalecer a atenção ginecológica e o planejamento reprodutivo feminino, a prefeitura vai ampliar, a partir de março, a oferta do implante contraceptivo Implanon na Atenção Primária. Atualmente, o procedimento é realizado em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que servem como referência nas macrorregiões de Boa Vista.
O Implanon é um método contraceptivo de longa duração, com proteção de até três anos e eficácia superior a 99%, indicado para mulheres entre 14 e 49 anos, com prioridade para adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Ampliar a oferta do Implanon reforça o planejamento reprodutivo, proporcionando mais autonomia às mulheres para decidirem sobre seus corpos e assumirem seu protagonismo”, explicou a superintendente da Atenção Primária, Erika Madelaine.
Atendimento e acolhimento do público
As interessadas devem procurar a unidade de referência do seu bairro, onde passarão por consulta médica ou de enfermagem. O agendamento da inserção é realizado diretamente na UBS, assim como o acompanhamento e as consultas de retorno após o procedimento.
Susan Thalita, 23 anos, realizou o procedimento na quinta-feira, dia 15, na UBS Liberdade. “É uma grande oportunidade, pois o custo é elevado na rede particular e a prefeitura está oferecendo gratuitamente. Recebi os medicamentos para o pós-inserção e tenho retorno com a médica em 30 dias. Estou muito contente!”, relatou.
Antes da inserção, a usuária passa por aconselhamento contraceptivo, recebe informações sobre o método e assina o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Também são realizados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), conforme o protocolo municipal. Se estiver apta, ela é encaminhada a uma das unidades disponíveis. São elas:
- UBS Hélio Macêdo (Jardim Caranã)
- UBS Fanir Oliveira (Jardim Floresta)
- UBS Maria das Dores (Equatorial)
- UBS Asa Branca
- UBS Liberdade
- UBS Senador Hélio Campos
- UBS Jan Roman Wilt (Pérola)




