O ano letivo começou e uma das novidades mais aguardadas pelos estudantes de Boa Vista já está em vigor: o Passe Livre Estudantil. A gratuidade oferecida pela Prefeitura de Boa Vista no transporte público coletivo é um passo importante, promovendo mobilidade e estimulando o acesso à educação.
Mais de 6 mil alunos já realizaram cadastro ou recadastramento para usufruir do benefício concedido pela Prefeitura. Conforme o Diretor-Presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR), Sérgio Pillon, a ação demonstra o compromisso da gestão municipal com os estudantes e com a educação.
“Acreditamos que investir nos estudantes é contribuir para o desenvolvimento social de Boa Vista. O Passe Livre Estudantil tem como principal objetivo garantir condições de acesso à educação, contribuir para a permanência escolar, reduzir desigualdades e reafirmar que a educação deve ser acessível a todos”, enfatizou o presidente.
Benefício que facilita o cotidiano dos estudantes
Tiago Vinícius, estudante de Psicologia na Universidade Federal de Roraima (UFRR), ressaltou a importância do benefício, destacando que ele contempla alunos das redes pública e privada.
“Facilita muito e incentiva a continuidade dos estudos, já que parte significativa do nosso tempo e da nossa renda é destinada ao transporte público. Agora temos mais conforto nas idas e vindas. Eu gasto duas passagens por dia, mas há quem use bem mais. Para quem, às vezes, pega quatro ônibus, isso faz diferença”, afirmou.
As estudantes e amigas Ana Beatriz, Jully Ádria e Alice Ellen também elogiaram a medida. “Veio para beneficiar muitas famílias que às vezes não têm condições de recarregar todos os dias. Alguns nem têm o mínimo para isso. Para quem precisa estudar, é excelente”, disse Alice, aluna de Letras e Libras.
Acesso à educação
O Passe Livre garante aos estudantes duas viagens gratuitas por dia, em dias letivos (segunda a sexta-feira), e será destinado exclusivamente aos portadores do Boa Vista Card Estudante. O benefício tem validade de 6 meses, sendo necessário renovar ao final de cada semestre letivo.
Para emitir ou validar o Boa Vista Card Estudante, os interessados devem comparecer à sala 4 do Terminal de Ônibus Urbano – José Campanha Wanderley, no Centro, portando declaração de matrícula emitida pela instituição de ensino competente, Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.
Estudantes menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelo responsável legal, que deve apresentar documento oficial com foto. Para uso do cartão individual será realizado cadastramento biométrico facial, impedindo empréstimo, transferência ou cessão a terceiros.
Incentivo à permanência dos estudos
Estudantes que não atingirem frequência mínima de 50%, sem justificativa, perderão o direito à gratuidade no semestre seguinte. Os alunos poderão continuar utilizando o Boa Vista Card Estudante pagando meia passagem, desde que apresentem declaração de que permanecerão matriculados e darão continuidade aos estudos.
Excepcionalmente, o Passe Livre poderá ser utilizado aos sábados, domingos e feriados ou durante o período de férias se houver necessidade de compensação de aulas. Neste caso, a instituição de ensino deve comunicar formalmente com antecedência mínima de 48 horas.
Informações para cadastro e recadastro do BVCARD:
Local: Terminal de Ônibus Urbano – José Campanha Wanderley
Sala: 4
Documentos: Declaração de matrícula; Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoa Física (CPF); e comprovante de residência.
Horários: Segunda a sexta-feira (das 7h às 19h)| Sábado (7h às 15h) |Domingo (7h às 12h)




