Orquestra Sinfônica do IBVM estreia no Teatro Amazonas em Manaus

IBVMEMMANAUS1

Desde o início do mês em Manaus, a Orquestra Sinfônica do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) subiu ao palco do Teatro Amazonas pela primeira vez, realizando dois concertos especiais na quarta e quinta-feira, dias 5 e 6, resultado de uma parceria artística com a Orquestra de Violões do Amazonas. A iniciativa busca promover intercâmbio de experiências e ampliar a difusão cultural entre as duas capitais.

Sob a batuta do maestro Beany Cabrera e com a participação dos solistas da OVAM – Benjamin Prestes, Davi Nunes, Wagner Tiburtino e Ykaro Sousa – o grupo executou obras como o Concerto Grosso – Op 3 n.8, de Antonio Vivaldi; Recuerdos de La Alhambra, de Francisco Tárrega; o Concerto de Aranjuez – Adagio, de Joaquín Rodrigo; “Die Meistersinger von Nürnberg” (Maestros Cantores de Nuremberg), de Richard Wagner; e a Sinfonia Nr 8 em Sol Maior, de Antonín Dvořák.

Para o maestro, a apresentação em Manaus — especialmente no palco do teatro mais emblemático da Amazônia e reconhecido internacionalmente — representou um marco para a sinfônica do IBVM, evidenciando o trabalho desenvolvido em Boa Vista na formação de músicos e na produção cultural. Além disso, o diretor-artístico do IBVM destacou a excelente recepção do público, fruto da intensa tradição de concertos e óperas na cidade.

“Tocar no Teatro Amazonas é o sonho de qualquer instrumentista ou músico de orquestra. Trata-se de um teatro centenário, de beleza impressionante, que recebe artistas nacionais e internacionais de destaque. Para nós, foi a realização de um sonho levar a orquestra — já consolidada com alunos avançados e professores do IBVM — a esse palco”, comentou.


Beany Cabrera, regente e diretor-artístico: “Tocar no teatro Amazonas é um sonho para todo instrumentista ou músico de orquestra” (Foto: Fabiane Barros)

A colaboração entre o IBVM e a OVAM já dura cerca de dez anos. Em 2017, a Orquestra de Violões do IBVM participou de uma apresentação conjunta no Teatro Amazonas, em uma troca de saberes. Ao longo do tempo, músicos da OVAM também se apresentaram em Boa Vista em várias ocasiões. Além disso, o regente da OVAM, maestro Davi Nunes, já esteve à frente da direção musical de espetáculos do Natal da Paz.

“Observando o grande desenvolvimento das orquestras ao longo desses anos, o maestro Davi nos convidou a integrar essa iniciativa, permitindo não só que a orquestra tocasse no Teatro Amazonas, mas também que acompanhasse quatro solistas da OVAM em concertos de violão”, afirmou.

1762581643 540 Orquestra Sinfonica do IBVM estreia no Teatro Amazonas em Manaus
Maestro Davi Nunes, coordenador da Orquestra de Violões da Amazônia (OVAM), que firmou parceria com o IBVM (Foto: Fabiane Barros)

 

Veja mais imagens da apresentação: 

Fotos: Fabiane Barros

1762581643 117 Orquestra Sinfonica do IBVM estreia no Teatro Amazonas em Manaus

1762581643 949 Orquestra Sinfonica do IBVM estreia no Teatro Amazonas em Manaus

1762581643 208 Orquestra Sinfonica do IBVM estreia no Teatro Amazonas em Manaus

1762581643 395 Orquestra Sinfonica do IBVM estreia no Teatro Amazonas em Manaus

1762581643 316 Orquestra Sinfonica do IBVM estreia no Teatro Amazonas em Manaus

1762581643 339 Orquestra Sinfonica do IBVM estreia no Teatro Amazonas em Manaus

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top