Lula divulga a fundação de uma universidade voltada para os esportes.

lula anuncia criação de universidade dos esportes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira (28) que planeja estabelecer uma universidade de esportes no Brasil, com um anúncio previsto para o início de setembro.

A declaração ocorreu durante um encontro no Palácio do Planalto, onde o presidente recebeu atletas de ginástica rítmica que conquistaram duas medalhas no campeonato mundial da modalidade, realizado na semana passada no Rio de Janeiro.

“Nós vamos anunciar, em breve, uma universidade dos esportes aqui no Brasil. A ideia inicial era criar uma faculdade de futebol, mas achei que seria melhor avançar para algo mais abrangente, pois o esporte é extremamente diverso. Agora, eu, que estou um pouco mais velho, me tornei fã do surfe e do skate”, enfatizou.

Ao lado do ministro do Esporte, André Fufuca, o presidente mencionou que também deve se encontrar com jogadoras de futebol, planejando uma recepção para elas e para representantes de entidades esportivas no país.

O ministro anunciou o envio de um projeto de lei que visa incentivar o futebol feminino. O Brasil sediará a Copa do Mundo de futebol feminino em 2027.

Durante a cerimônia, Lula defendeu o programa Bolsa Atleta, que visa apoiar o desenvolvimento esportivo dos atletas.

“Criamos o Bolsa Atleta porque percebemos que havia pessoas querendo treinar, mas sem condições, como aqueles que queriam ser corredores e não tinham tênis, correndo descalços, e ninguém patrocina quem não é famoso”, observou.

Nomeação para agências

Em uma reunião anterior, também no Planalto, Lula se encontrou com novos diretores nomeados para 14 agências reguladoras. O evento contou com a presença de ministros de Estado e dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Em seu discurso aos novos gestores, que têm autonomia definida, o presidente pediu comprometimento com o país.

“A partir de agora, vocês [diretores de agências reguladoras] não devem satisfação ao presidente Lula. Vocês agora são parte de agências reguladoras que precisam servir ao povo brasileiro. Devem ao povo brasileiro o que vocês têm de melhor”, afirmou Lula.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top