Reconhecendo a gastronomia como uma das mais significativas manifestações culturais de um povo, a Prefeitura de Boa Vista realizou neste sábado, 20, uma aula-show especial com o premiado chef Felipe Bronze, destinada a chefs, empresários e entusiastas da culinária, na cozinha do restaurante Sesc Centro.
Felipe Bronze, proprietário de estabelecimentos reconhecidos nacionalmente e com duas estrelas no Guia Michelin, preparou um tambaqui usando insumos regionais, como o tucupi preto, valorizando as tradições locais. Para o chef, participar do Mormaço Cultural em Roraima foi uma oportunidade singular. Vindo do Sudeste, ele somou seu conhecimento à gastronomia roraimense e compartilhou vivências da rotina de cozinha.
“Sinto-me afortunado e honrado pelo convite da Prefeitura de Boa Vista. A cozinha é a forma mais direta e simples de traduzir a cultura de um povo. A gastronomia daqui é extremamente rica por carregar os sabores da Amazônia. Conheci muitos ingredientes que são corriqueiros aqui e raros no Sudeste. Sou muito grato pela oportunidade e, com certeza, quero retornar outras vezes”, destacou o chef.
Valorização da culinária regional
Cristiane Carvalho, empreendedora atendida pela Agência Municipal de Empreendedorismo (AME BV), chegou ao evento bastante empolgada. “É um sonho participar deste encontro promovido pela Prefeitura de Boa Vista. Cheguei com antecedência para aproveitar ao máximo e entender as explicações do Felipe. É fundamental que a culinária regional seja valorizada em iniciativas como o Mormaço Cultural”, afirmou Cristiane.

Desde a primeira edição do Mormaço, Deisiane Passos participa de rodas de conversa e palestras com outros convidados da área gastronômica. Dona de um restaurante na cidade, ela ressaltou a importância da aula-show para quem aprecia culinária em Boa Vista.
“A Prefeitura deu um grande impulso a esse movimento e ainda trouxe Felipe Bronze, com estrela Michelin, o que enaltece nossa culinária e pode atrair turismo e fortalecer o setor gastronômico. O Mormaço estimula o uso de ingredientes regionais, com pratos autênticos e cheios de sabor. É uma explosão de sabores genuínos e a nossa cozinha só tem a crescer”, comentou a empreendedora.

Homenagens
Durante a programação da manhã, alguns chefs de Boa Vista receberam homenagens. Entre eles, Kalu Brasil, referência na culinária regional com mais de 40 anos de trajetória. Ela agradeceu o reconhecimento e destacou a relevância de iniciativas que valorizem a gastronomia amazônica.

“Estou muito feliz, pois sinto que meu trabalho foi reconhecido. Todo o tempo dedicado à culinária valeu a pena. Já são 40 anos nesta área, e ser homenageada hoje tem grande significado para mim, porque acredito estar deixando um legado para o povo de Roraima. Muitas pessoas chegam trazendo tradições de outras regiões e desconhecem a nossa; eu tenho contribuído para difundir esse conhecimento”, afirmou.
O chef Felipe Bronze também recebeu de Kalu Brasil um exemplar do livro “Kalu Brasil: Da aldeia para o mundo” e, do chef Chico Roberto, proprietário do restaurante Quinta da Damorida, a tradicional paçoca roraimense.

A programação continua!
Felipe Bronze também participa da programação noturna, conhecendo mais da culinária local na Feira Gastronômica. Confira a programação ainda prevista:
Sábado (20/09)
Palco Lua
18h às 19h30 – Maneva
19h30 às 20h – Climatizando
20h às 21h15 – Iza
21h15 às 21h45 – Climatizando
21h45 às 22h35 – Leka Denz
22h35 às 23h – Climatizando
23h às 23h50 – Márcio Alexandre
23h50 às 00h15 – Climatizando
00h15 às 01h – Alef Mendes
01h às 01h30 – Climatizando
01h30 às 02h30 – Vitor Kley
Palco Sol
18h às 18h40 – Arrow
18h40 às 19h – Ousadia na Pegada
19h às 19h50 – Melo
19h50 às 20h10 – Ousadia na Pegada
20h10 às 21h – Neto Andrade
21h às 21h30 – Ousadia na Pegada
21h30 às 23h – Raça Negra
23h às 23h30 – Ousadia na Pegada
23h30 às 01h – Capital Inicial
01h às 01h30 – Ousadia na Pegada
01h30 às 02h20 – Fahrenheits