Governo de Roraima e Embratur lançam Plano Brasis para ampliar a atuação do Estado no cenário mundial.

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O Governo de Roraima, em colaboração com a Embratur e o Sebrae, apresenta nesta sexta-feira, 5, o Plano Brasis 2025-2027. O evento, que faz parte da programação do Amazontech 2025, representa um passo estratégico para firmar a presença do Estado no mercado internacional de turismo, alinhado às diretrizes do Novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil.

A iniciativa estabelece diretrizes para promover Roraima no exterior, ressaltando atrativos como a biodiversidade da Floresta Amazônica, a riqueza cultural, a sustentabilidade e as experiências de turismo comunitário. O Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional do Estado surge como um desdobramento do Plano Brasis e orienta as ações do Estado em consonância com as vocações regionais e os objetivos nacionais de promoção turística.

De acordo com o diretor do Departamento de Turismo da Secult-RR, Bruno Muniz de Brito, o lançamento do Plano Brasis será acompanhado pela apresentação da marca Amazônia, desenvolvida pelos órgãos de turismo da região Norte reunidos nas RAI (Rotas Amazônicas Integradas).

“O lançamento nacional da marca acontecerá na Expo Abav 2025, em setembro, no Rio de Janeiro. A proposta é aumentar o reconhecimento da Amazônia e sua diversidade como um produto turístico de padrão internacional”, destacou.

O evento terá a presença do superintendente de Turismo de Rondônia e coordenador-geral da RAI, Gilvan Pereira Júnior, além do secretário de Turismo do Pará, Lucas Vieira.

Essa iniciativa surge para atender à necessidade de integração entre Embratur e estados, garantindo maior competitividade ao turismo brasileiro no mercado internacional. A elaboração do plano busca fortalecer a presença de Roraima nas agendas estratégicas internacionais, consolidando resultados em promoção, imagem e comercialização.

Em 2024, 10.868 turistas internacionais entraram no Brasil via Roraima, número próximo ao registrado no período pré-pandemia, em 2019. Os principais mercados emissores foram Guiana, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Suriname, com destaque para os dois países fronteiriços, que representaram 79% das entradas. Entre 2023 e 2024, 18 dos 20 maiores mercados emissores apresentaram crescimento positivo.

Os dados também indicam que os picos de entrada concentram-se nos meses de abril e agosto, enquanto maio e junho apresentam menor movimento, evidenciando uma sazonalidade diferente do restante do país. O desempenho consistente nos últimos anos reforça a expectativa de crescimento para 2025.

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