O Governo de Roraima, através da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), realizou nesta terça-feira, 19, a entrega de mais de 500 ferramentas agrícolas do Programa Planta Roraima para associações urbanas e indígenas do Território Yanomami. A ação foi coordenada pela Cesan (Coordenação Estadual da Política de Segurança Alimentar e Nutricional).
A iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar e promover a segurança alimentar, disponibilizando kits de ferramentas que estimulam práticas agrícolas sustentáveis, respeitando os modos de vida tradicionais e contribuindo para a autonomia produtiva das famílias, valorizando suas práticas culturais e incentivando o uso consciente dos recursos naturais.
Durante a cerimônia, também foram entregues mais de 200 redes do Programa Rede do Bem às comunidades indígenas da região.
“Nosso propósito é fortalecer a agricultura familiar, assegurar a segurança alimentar e fomentar o desenvolvimento sustentável dessas comunidades. Ao fornecer recursos fundamentais, incentivamos práticas que melhoram a saúde e promovem uma alimentação mais saudável”, declarou a secretária da Setrabes, Tânia Soares.
Para a diretora do Centro Terapêutico Projeto Fazenda Impacto, Ana Paula Lima, a entrega das ferramentas representa uma oportunidade para que os beneficiários possam se engajar em uma forma de tratamento no Centro.
“Será um meio de ressocialização para as acolhidas, por meio do cultivo e cuidado das plantas. Isso promove saúde, reduz a ansiedade e melhora o bem-estar físico e mental”, explicou.
Receberam os recursos as associações Ninam do Estado de Roraima, Sanuma, Yanomami, Yanomami Hutukara, Instituto Social Nova Vida Isnavi, Instituto Social Tenda da Bênção em Roraima, Centro Terapêutico Projeto Fazenda Impacto e a Associação Comunitária dos Sem Teto e Sem Terra de Roraima.
Planta Roraima
O programa tem como objetivo garantir às famílias o acesso a uma alimentação saudável e fornecer ferramentas para a produção urbana de hortaliças. Além disso, busca estabelecer unidades de referência para capacitação em agricultura urbana, criando espaços de integração social, troca cultural e experimentação de diferentes modelos de hortas que produzam alimentos dentro dos municípios, através da construção de hortas comunitárias e de canteiros para cultivo em áreas residenciais.