A Escola Municipal Palmira de Castro Machado inaugurou um novo ambiente pedagógico: o Jardim Neurossensorial, criado para ativar os cinco sentidos das crianças, incentivar a inclusão social e apoiar o desenvolvimento integral dos alunos. Com diversas texturas, cores, aromas e elementos interativos, o espaço funciona como uma extensão da sala de aula, oferecendo maneiras alternativas de aprender e de se aproximar da natureza
O ambiente apoia o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional, além de auxiliar na autorregulação em momentos de crise, sendo especialmente benéfico para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras necessidades específicas.
Benefícios relevantes para alunos com necessidades atípicas

A professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), Mayane Oliveira, ressaltou as vantagens do Jardim Neurossensorial. “É um ambiente acolhedor, extensão da SRM, que favorece o desenvolvimento sensorial, a atenção, a concentração, a memória e a linguagem. Trata-se de um espaço importante que beneficia todos os alunos e funciona como apoio pedagógico para professores e cuidadores”, explicou.

O gestor da escola ressaltou que a implantação do Jardim Neurossensorial foi viabilizada com recursos obtidos pelo Prêmio Gestão Escolar 2024, quando a unidade conquistou o 2º lugar na categoria Grande Porte. “É mais uma realização para nossa comunidade. Esse ambiente contribuirá de forma significativa, pois é um espaço pedagógico diferenciado, onde professores e cuidadores poderão propor atividades educativas de maneira acolhedora e didática”, afirmou.

Famílias e estudantes celebram o novo ambiente
Para as famílias, o espaço vai além de um recurso pedagógico: é uma garantia de acolhimento e cuidado durante o processo de aprendizagem. Eline Gomes, mãe de David, de 9 anos, que tem autismo e TDAH, destacou a importância da iniciativa para o progresso do filho.

“Achei maravilhoso, pois auxilia muito na regulação dele, com as texturas, cores e estímulos. É um espaço bem colorido e criativo, que acrescenta muito ao ensino e ao autocontrole das crianças que precisam de apoio, não apenas as atípicas. Desde que começou na escola, meu filho apresentou avanços importantes: logo aprendeu a ler e vem evoluindo tanto na turma regular quanto na sala de recursos”, relatou.

O próprio David aprovou o novo ambiente. “O espaço de canos com bolinhas foi o que eu mais gostei”, contou o estudante.

Davi Matheus, de 10 anos, aluno do 5º ano, que também tem autismo, elogiou bastante o espaço. Ele ressaltou a importância do local para seu desenvolvimento: “Achei muito legal. Gostei de sentir as texturas das coisas e de brincar aqui. Vai ser mais uma opção para a Sala de Recursos Multifuncionais”, disse.