O campeão do Brasileirão feminino de futebol de 2025 será decidido no próximo domingo (14). A partir das 10h30 (horário de Brasília), Corinthians e Cruzeiro se enfrentam na Neo Química Arena, em São Paulo, na partida de volta da grande final. A TV Brasil transmite o confronto ao vivo, com o pré-jogo começando às 10h.
As equipes empataram a primeira partida, no último domingo (7), com um placar de 2 a 2, na Arena Independência, em Belo Horizonte. A lateral Gi Fernandes abriu o placar para as Brabas, e a atacante Marília igualou o jogo ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, a meia Gabi Zanotti colocou o Timão novamente à frente, mas a lateral Isabela garantiu o empate para as Cabulosas. Uma simples vitória de qualquer dos times assegura o título. Se houver novo empate, a decisão será por pênaltis.
Notícias relacionadas:
- BR Feminino: Corinthians e Cruzeiro empatam na primeira partida da final.
- Botafogo é campeão do Brasileirão sub-20 de futebol feminino.
- CBF divulga datas e horários das oitavas da Copa do Brasil Feminina.
Expectativas altas! A emoção está toda no jogo de volta…
E você, torcedor, quais as suas expectativas para a partida de volta da final do #BrasileirãoFeminino? pic.twitter.com/oQJUTHMBib
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) September 7, 2025
O Corinthians, atual pentacampeão, busca conquistar seu sexto título consecutivo e o sétimo em sua história. As alvinegras disputam a nona final seguida do Brasileirão. Em todas elas, a equipe paulista foi mandante do jogo decisivo, exceto na primeira em 2017, quando perdeu a ida para o Santos. Contando com a edição atual, é a quarta vez que chegam à final empatadas. Em 2019, o Timão foi derrotado nos pênaltis pela Ferroviária, enquanto venceu as finais de 2020, 2022 e 2023 contra Avaí/Kindermann, Internacional e Guerreiras Grenás, respectivamente.
O Cruzeiro busca seu primeiro título na história. A equipe mineira alcançou a primeira divisão do Brasileirão em 2020, ao ser vice-campeã da Série A2 (segunda divisão) em 2019. Até 2022, sua melhor campanha foi um décimo lugar na temporada de estreia. Em 2023, o time celeste atingiu pela primeira vez as quartas de final, mas foi eliminado pelo Corinthians. Nesta edição, a Raposa terminou a fase inicial como líder, com 36 pontos, dois a mais que o Timão. Nas quartas de final, superou o Red Bull Bragantino e, depois, o Palmeiras. No entanto, as Cabulosas foram superadas pelas Brabas na contagem total de pontos, o que resultou no mando de campo da volta para o Corinthians.
A trajetória do Cruzeiro no Brasileirão foi marcada pelo crescente suporte da torcida. Na semifinal, cerca de 13,5 mil torcedores compareceram ao Independência, um recorde em Minas Gerais. Essa marca foi ultrapassada pelos mais de 19 mil presentes no jogo de ida contra o Corinthians. O Timão, por sua vez, detém o maior público em uma partida de clubes no Brasil, com 44.529 pessoas na final do último Brasileirão, enfrentando o São Paulo.
Se os primeiros 90 minutos foram assim, imaginem o próximo domingo!
Staff Images Woman | CBF #BrasileirãoFeminino pic.twitter.com/kfHvMw1BSo
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) September 7, 2025
Vantagem paulista
O histórico entre Corinthians e Cruzeiro no futebol feminino favorece as paulistas. Em 12 confrontos, o Corinthians acumulou nove vitórias, dois empates e uma derrota. A única vitória do Cruzeiro foi uma histórica goleada de 7 a 2 no Brasileirão anterior, a maior que as Brabas já sofreram. O Timão, por outro lado, teve o resultado mais elástico da rivalidade, vencendo por 7 a 1 em 2023.
Esta é a segunda vez que os dois times disputam um título. No ano passado, Corinthians e Cruzeiro se enfrentaram na final da Supercopa Feminina, também na Neo Química Arena, com vitória do Timão por 1 a 0, gol da meia Duda Sampaio, ex-jogadora das Cabulosas. Em 2025, as equipes se encontraram nas semifinais do mesmo torneio, e mais uma vez, o Alvinegro levou a melhor, vencendo por 1 a 0, desta vez no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP). A atacante Vic Albuquerque fez o gol.
#BrasileirãoFeminino pic.twitter.com/G3nrFu1vNf
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) September 7, 2025
Recentemente, paulistas e mineiras também se enfrentaram na terceira fase da Copa do Brasil. O jogo no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG), terminou empatado em 1 a 1 (Vic marcou para as Brabas e Isabela para as Cabulosas). Nos pênaltis, o Timão se destacou com a goleira Nicole, que defendeu uma cobrança da atacante Byanca Brasil.
Prováveis times
O Corinthians não apresenta desfalques. O técnico Lucas Piccinato, se repetir a escalação do jogo de ida, deverá escalar o Timão com Nicole; Thaís Ferreira, Mariza e Érika; Gi Fernandes, Day Rodríguez, Duda Sampaio, Gabi Zanotti e Tamires; Jaqueline e Vic Albuquerque. Além de ser a artilheira alvinegra do ano, com 12 gols, Vic é a segunda jogadora do elenco com mais assistências (seis) nesta temporada, com 18 participações nos 82 gols das Brabas em 2025.
#BrasileirãoFeminino pic.twitter.com/ncWH330W8t
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) September 7, 2025
No Cruzeiro, seguem como ausências a lateral Giovanna Oliveira (que está com edema ósseo no joelho direito), a zagueira Layza (com entorse no tornozelo esquerdo) e a atacante Fabiola Sandoval (recuperando-se de cirurgia por ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo). No jogo anterior, o técnico Jonas Urias surpreendeu ao deixar Letícia Ferreira (atacante e artilheira do time no Brasileirão, com nove gols) no banco. Se mantiver a formação no jogo da Independência, a escalação deve ser: Camila Rodrigues; Isa Haas, Paloma Maciel e Vitória Calhau; Isabela; Lorena Bedoya, Pri Back e Gisseli; Marília, Vanessinha e Byanca Brasil.