Após uma disputa de gigantes no tablado do Maior Arraial da Amazônia, a Eita Junino se consagrou como a grande campeã do Boa Vista Junina 2025. A apuração emocionante aconteceu na noite deste sábado, 7, na Praça Fábio Marques Paracat, atraindo cerca de 80 mil pessoas ao evento. Filhos de Macunaima assegurou a primeira colocação no Grupo de Acesso e, no próximo ano, se apresentará pela categoria Especial.

Com o tema “A Arte de quem vive da Fé”, a Eita Junino homenageou artesãos de artefatos religiosos, emocionando o público e encantando a comissão julgadora na Arena Junina, na primeira noite do concurso de quadrilha. Segundo o prefeito Arthur Henrique, mais do que uma competição, o concurso celebra a riqueza cultural de Roraima.

“É um momento muito especial. As quadrilhas que se apresentaram no Boa Vista Junina foram as grandes estrelas da festa e encantaram a população durante o concurso. Estive aqui todos os dias das apresentações dos grupos. É evidente como os brincantes se dedicam durante o ano todo. Quero parabenizar as equipes e dizer que tenho muito orgulho da cultura junina do nosso estado”, afirmou.
Celebração cultural

Após a conquista, os integrantes da Eita Junino têm uma nova missão: representar Roraima no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, no estado do Pará. Para isso, a Prefeitura de Boa Vista entrega um pacote de passagens aéreas à equipe campeã. Segundo o diretor da quadrilha, Hallison Santana, o momento da premiação é a oportunidade em que estão colhendo os frutos após meses de dedicação e ensaios.

“Estamos há sete anos sem o título de campeã do Boa Vista Junina, mas lutamos todos os anos. O sentimento é de satisfação, de trabalho cumprido por todos. A equipe de apoio, os brincantes, a diretoria, todos se esforçaram muito para estar aqui. E com certeza vamos representar Roraima da melhor forma possível. Se tudo der certo, vamos trazer o quinto título nacional para o nosso estado”, contou.
O segundo e terceiro lugares do Grupo Especial ficaram com as quadrilhas Agitação e Zé Monteirão, respectivamente. Já na categoria Acesso, a Coração de Estudante garantiu a segunda colocação, seguida da Evolução Junina. O animador dos Filhos de Macunaima, Ricardo Bolacha, afirma que a vitória vem acompanhada de um sentimento de dever cumprido, pois receberam aprovação do público e da comissão julgadora.
“Estamos com um sentimento de alma lavada após meses de intenso trabalho. Trouxemos para o tablado a história de Zerbine Araújo, um patrimônio cultural do nosso estado, e valeu muito a pena; tivemos um resultado digno de orgulho. Nos comprometemos e o público gostou da nossa proposta. Nossa quadrilha conta com pessoas das comunidades indígena e do interior de Roraima”, destacou.
Novo e moderno troféu

Na edição de 25 anos do Maior Arraial da Amazônia, o concurso contou com 24 grupos concorrentes, sendo 12 do Grupo Especial e 12 do Grupo de Acesso. Neste domingo, 8, as campeãs farão a apresentação da vitória e subirão mais uma vez ao tablado, além de receberem o novo e moderno troféu do concurso, que neste ano passa a ser de posse fixa da quadrilha campeã. Antes, o antigo troféu era transitório.
Pódio do Boa Vista Junina
Grupo Especial
1º lugar – Eita Junino
2º lugar – Agitação
3º lugar – Zé Monteirão
Grupo de Acesso
1º lugar – Filhos de Macunaima
2º lugar – Coração de Estudante
3º lugar – Evolução Junina
Grupo Emergente
1º lugar – Beija-Flor
2º lugar – Guerreiros de Jorge
3º lugar – São Vicente
Prêmio Técnico Grupo de Acesso
Cenografia – Filhos de Macunaima
Iluminação Técnica – Filhos de Macunaima
Visagismo – Filhos de Macunaima
Prêmio Técnico Grupo Especial
Cenografia – Coração Caipira
Iluminação Técnica – Garranxê
Visagismo – Eita Junino
Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR