A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) recebeu mais sete mil medidores de água para aprimorar a eficiência dos serviços de medição no Estado.
O hidrômetro é utilizado pela companhia para verificar o volume de água consumido mensalmente pelo imóvel e calcular o valor a ser cobrado conforme as tarifas praticadas, que atualmente são as quartas mais baixas do Brasil: R$ 38,65 para cada 10 mil litros de água consumidos.
“O combate às perdas de água tratada no sistema de distribuição é uma das principais áreas de atuação da Caer, um trabalho que exige grandes investimentos e traz benefícios importantes, tanto econômicos quanto ambientais e sociais”, destacou o presidente da Caer, James Serrador.
Nos últimos cinco anos, a Caer adquiriu 65 mil hidrômetros. Em 2020, foram comprados e instalados 45 mil medidores e, em 2025, mais 20 mil foram adquiridos, dos quais 10 mil já foram entregues à Caer nos últimos quatro meses e estão sendo instalados gradativamente, tanto na capital quanto no interior, garantindo uma medição transparente do consumo e reduzindo as perdas de água tratada.
A substituição dos equipamentos assegura uma medição precisa para faturamento justo, reduzindo significativamente as perdas e contribuindo para a eficiência da empresa.