A Arena do Rodeio da Expoferr Show 2025 recebeu, no sábado, dia 8, as competições que agitaram o público ao longo de toda a feira agropecuária. As finais de três tambores, paratambor, laço em dupla e rodeio reuniram atletas de diversos municípios, em uma programação que uniu técnica, tradição e emoção.
As provas marcaram o encerramento das disputas equestres, que neste ano contaram com mais de 150 cavaleiros e amazonas nas categorias aberta, feminina, kids, infantil e paratambor.
Segundo o juiz da prova de laço, Danilvo Coroa, o crescimento do esporte equestre em Roraima é evidente.
“A adesão do público foi maravilhosa, veio muita gente, muito competidor. O público infantil que mexe com o cavalo aumentou em 50%. É uma coisa maravilhosa para o Estado. As expectativas para o ano que vem são as melhores possíveis e deve crescer ainda mais”, enfatizou.
Três tambores e paratambor
Na categoria Kids, a pequena Maria Vitória, montando o cavalo Hollyngunshiney, garantiu o primeiro lugar com a média geral de 30s312. Na categoria Infantil, Valentina Peres subiu ao pódio com Holly Walker Peppy, registrando 17s950.
As provas infantis chamaram bastante atenção do público. Georgia Rocha, mãe de Maria Vitória, falou sobre o orgulho de ver a filha se apresentar e conquistar posição no pódio.
“Maria Vitória tem 4 anos, é amante dos cavalos como o pai. Ela quis participar e a gente apoia. Me sinto feliz e super orgulhosa, porque ela é muito dedicada em tudo que faz”, disse.
Na categoria paratambor, modalidade que valoriza a inclusão e é destinada a competidores com deficiência, o grande campeão foi Murilo Eduardo, com média de 21s300.
Entre as mulheres, Loren Figueiredo escreveu seu nome na história ao se tornar a primeira bicampeã feminina da Expoferr, montando o cavalo Três Pop Seis KL e alcançando média de 17s561.
Na final geral, o vencedor foi Arlan dos Reis, que com o cavalo Viara Lake cravou a média final de 17s 048, assegurando o título.
Laço em dupla
No laço em dupla, os campeões da categoria 1 foram Gustavo e Relles; na categoria 2, o troféu ficou com Pequena e Gilmar; e na categoria 3, Yago Zenatti e Rondinelli Barbosa levaram o primeiro lugar.
Rondinelli Barbosa, campeão da categoria 3, ressaltou a emoção de competir ao lado da família.
“A gente sempre participa, né? A emoção é gratificante. Ganhar o primeiro lugar é uma sensação incrível. São três categorias e eu fiquei com o título no handicap 3, e o mais bonito é que a minha esposa ganhou no handicap 2”, relembrou.
O handicap indica o nível de habilidade do competidor dentro de um sistema de classificação específico.
Rodeio
Fechando as competições, o rodeio empolgou o público com disputas intensas. O peão Natanal Zuqueto conquistou o título de campeão, levando o prêmio e a fivela de ouro da Expoferr Show 2025.
Expoferr Show 2025
Maior e mais tradicional feira agropecuária do Norte do Brasil, a Expoferr Show 2025 (44ª Exposição-feira Agropecuária de Roraima) foi realizada entre os dias 4 e 8 de novembro no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado na BR-174 sentido Norte, na zona rural de Boa Vista.
Pela primeira vez, o evento contou com realização do Governo de Roraima utilizando recursos do Governo Federal repassados pelo Ministério do Turismo.
A Exposição-feira contou com apresentações de oito artistas nacionais — Taty Girl, Murilo Huff, Natanzinho Lima, banda Forró Anjo Azul, Manu Bahtidão, João Gomes, Zé Felipe e Pablo — atraindo mais de 600 mil pessoas à feira.


