Comprometida em manter Boa Vista sempre bem cuidada, a prefeitura conta com um time fundamental nas ruas: os agentes de limpeza. Cotidianamente, os “verdinhos” e os “amarelinhos” atuam para deixar a cidade limpa e agradável, melhorando a qualidade de vida dos moradores e embelezando os espaços urbanos.
As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Conservação Pública, que opera conforme um cronograma diário para cobrir todas as regiões do município. Os “amarelinhos” cuidam do paisagismo em praças e canteiros centrais, enquanto os “verdinhos” realizam capina, roço, raspagem de areia e coleta de resíduos. No início da semana, as equipes trabalharam em vias do bairro Pintolândia.

A ação dos “amarelinhos” renovou os canteiros centrais da avenida Laura Pinheiro Maia, trabalho que recebeu elogios da doméstica Débora Guedes. “Eu amo flores e acho o trabalho deles lindo. Deixa a cidade muito mais bonita. São verdadeiros guerreiros”, afirmou.

Na rua Manoel Bonfim da Silva, Francisco Carlos da Silva relatou que as equipes realizam a limpeza com regularidade, e que os “verdinhos” também passaram pelo local. “Moro aqui há mais de 20 anos e a rua está sempre limpa e bem cuidada. Minha filha, que tem um restaurante ao lado da minha casa, sente o impacto positivo desse cuidado com os clientes”, disse ele.

Preservação ambiental por toda a cidade
A prefeitura tem intensificado ações voltadas à preservação ambiental e ao combate ao descarte irregular de lixo. Uma das medidas foi a instalação de 126 placas de alerta em 15 áreas críticas. Esses locais, que eram alvo frequente de descarte indevido, passaram a ser monitorados e sinalizados, provocando mudanças relevantes no comportamento da população.

Outra iniciativa foi ampliar as ações de conscientização em 100 pontos viciados, locais onde eram descartados colchões velhos, sofás, eletroeletrônicos, galhadas e até animais mortos. Entre janeiro e setembro deste ano, foram retiradas cerca de 10 mil toneladas de resíduos desses pontos críticos espalhados pela cidade.