A Escola Municipal Arco-Íris finalizou, nesta sexta-feira, 26, a semana com muita cor, integração e alegria. A “Corrida pela Psicomotricidade & Inclusão” contou com a participação de aproximadamente 100 crianças, além de familiares e docentes, em uma iniciativa cujo objetivo central foi favorecer o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos alunos.
A atividade também estimulou a socialização e o trabalho coletivo de maneira lúdica. O evento encerrou o projeto “Psicomotricidade no Desenvolvimento Infantil”, desenvolvido na escola desde fevereiro, com ações planejadas de acordo com as faixas etárias dos participantes.
Pelo projeto, alunos do 1º e 2º ano participaram de várias atividades lúdicas e corporais voltadas ao aprimoramento da coordenação motora, do equilíbrio, da lateralidade, do esquema corporal, da orientação espacial e temporal, além de jogos e brincadeiras cooperativas.
A escola como grande incentivadora da inclusão
O projeto foi idealizado e executado pela professora de Educação Física Mísia Miranda e pela professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), Ana Cláudia Bezerra, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ambas relatam satisfação pelo resultado alcançado.
“Sentimos muita alegria e a sensação de missão cumprida. Desde fevereiro desenvolvemos esse trabalho com dedicação, e observar as famílias envolvidas, vestindo as cores da escola e vivendo esse momento junto às crianças foi realmente especial. Nosso propósito principal foi fortalecer a parceria entre escola e família, promovendo a inclusão de forma natural, acolhedora e cheia de significado. Hoje pudemos ver essa proposta se concretizar”, declarou Mísia.
No mês em que se celebra o Dia do Orgulho Autista (18 de junho), Ana Cláudia Bezerra ressaltou a relevância de promover atividades que favoreçam a inclusão de crianças atípicas.
“A principal contribuição deste projeto é evidenciar que a inclusão se efetiva quando criamos espaços para que todas as crianças participem em conjunto, sem obstáculos. Tivemos ampla participação das famílias, especialmente das crianças atípicas, o que fortaleceu vínculos, promoveu acolhimento e deixou claro que informação, respeito e convivência são fundamentais para construir uma escola cada vez mais inclusiva”, enfatizou.
Embora a corrida tenha representado o encerramento formal do projeto, a inclusão permanece como compromisso contínuo da Escola Municipal Arco-Íris. De acordo com a gestora da unidade, Paula Monalisa Brito, a escola mantém práticas diárias que estimulam o acolhimento, a convivência e a participação de todos, respeitando as particularidades de cada aluno.
“Mais do que finalizar um projeto, esse momento simboliza o que praticamos diariamente na escola: uma educação construída com a participação das famílias e pautada no respeito às diferenças. A corrida mostrou que a inclusão se realiza quando todos caminham juntos. Esse é um trabalho rotineiro que buscamos fortalecer constantemente, dentro e fora da sala de aula.”
União que fortalece
A presença das famílias foi um dos aspectos mais marcantes da “Corrida pela Psicomotricidade & Inclusão”. Para muitos responsáveis, a ação foi uma chance de acompanhar de perto o desenvolvimento dos filhos e estreitar laços com a escola. Nathália Brito, mãe da aluna Maria Beatriz, de 6 anos, do 1º ano, relatou que a filha estava muito ansiosa para participar.
“Foi muito divertido. Ela quase não dormiu de tanta ansiedade e acordou cedo esperando o momento de ir à escola. Ver tanta alegria, as cores e essa união foi emocionante. Acho a proposta da escola fantástica, principalmente por trabalhar a inclusão. Minha filha convive com diversas crianças, e eu sempre procuro ensiná-la sobre a importância da inclusão”, contou Nathália.
Fernanda Leal, mãe de Benício, aluno autista de 7 anos, destacou a importância de iniciativas que promovam acolhimento e envolvimento de todas as crianças. “É fundamental acompanhar e prestigiar esses eventos, não apenas pelas crianças atípicas, mas por todos os alunos. Como mãe de uma criança autista, busco participar sempre dessas ações de inclusão. É reconfortante ver tanto apoio à causa e essa união entre as famílias, que aproxima as famílias da escola e ajuda a compreender melhor a rotina das crianças”, disse.




