Na terça-feira, 23, as merendeiras Vânia da Silva, Liliane Santos e a nutricionista Elizabeth Batista representaram Boa Vista em Brasília no Prêmio PNAE 2026. Elas foram as vencedoras da 3ª edição do Concurso de Melhores Receitas da Alimentação Escolar, que reconhece profissionais, projetos e iniciativas que fortalecem a alimentação escolar em todo o país.
O encontro reuniu gestores, nutricionistas, merendeiras, professores, diretores, conselheiros de alimentação escolar, agricultores familiares, pesquisadores e estudantes de todas as regiões do país, que discutiram desafios, trocaram experiências e reforçaram ações desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Vânia da Silva, da Escola Municipal José Arnóbio, conquistou o primeiro lugar com o prato Frango Flambado com Creme de Abóbora. “Receber este prêmio representando as merendeiras da região Norte é uma enorme satisfação. Trabalho há mais de 10 anos nessa área e é muito gratificante ouvir dos alunos que eles gostam das refeições que preparamos com tanto amor, carinho e dedicação”, afirmou.
Liliane Santos, merendeira da Escola Municipal Jael Barradas, ficou com o segundo lugar com o Gelato de Frutas. “Foi uma alegria participar e ser reconhecida. O trabalho de merendeira é desafiador, mas extremamente recompensador, pois contribui diariamente para a formação dos alunos por meio de uma alimentação saudável”, comemorou.
No total, 55 receitas foram premiadas no Brasil. Cada merendeira vencedora recebeu R$ 5 mil, enquanto as escolas contempladas receberam R$ 8 mil para investimentos em equipamentos e melhorias na infraestrutura das cozinhas escolares. As preparações selecionadas também integrarão um e-book nacional, contribuindo para a disseminação de boas práticas e para a valorização da cultura alimentar regional, da sociobiodiversidade brasileira e da agricultura familiar.
“Boa Vista participou desta edição e foi premiada. O evento ressaltou a criatividade no preparo de pratos feitos com alimentos in natura e inspirados nos hábitos alimentares da região, adequados para servir aos alunos. A Prefeitura de Boa Vista já adota essa proposta na merenda escolar e comprovou isso na prática, por meio da diversidade e da qualidade dos pratos apresentados”, explicou a nutricionista Elizabeth Batista.
Com cerca de mil participantes, a iniciativa ofereceu uma programação diversificada. Especialistas e profissionais de diferentes áreas integraram painéis e debates sobre alimentação adequada e saudável, educação alimentar e nutricional, valorização da cultura alimentar regional, agricultura familiar e o fortalecimento da participação social na execução do programa.




