A comunidade da Vila Samaúma, situada a 113 quilômetros de Mucajaí, comemorou nesta sexta-feira, 6, a reinauguração do Colégio Estadual Militarizado Nova Esperança. A escola foi entregue reformada pelo Governo de Roraima e não recebia manutenção há 14 anos.
A instituição atende 219 estudantes do Ensino Fundamental e Médio e passou por uma revitalização completa, com instalação de piso cerâmico em porcelanato, pintura interna e externa, sistema de combate a incêndio, nova cobertura, modernização da rede elétrica, além de bicicletário e adequações de acessibilidade. O investimento total foi de R$ 1.074.812,98, oriundos do Tesouro Estadual.
“A nova escola conta com novos equipamentos, ar-condicionado, novos quadros, carteiras escolares, kit robótica, laboratório de biologia, de química, sala multifuncional, uma biblioteca super equipada, merenda de excelente qualidade, transporte escolar, tudo para dar um atendimento melhor para os nossos alunos”, destacou o governador de Roraima, Antonio Denarium.
Além da intervenção na estrutura, a unidade foi equipada com carteiras escolares novas, armários, quadros brancos, freezer e geladeira para a copa e cozinha, e conta com climatização em todas as salas de aula.
“Estou com o coração cheio de gratidão ao Governo do Estado de Roraima e à Secretaria de Educação, por essa entrega no dia de hoje. É fato que um prédio revitalizado do jeito que está só tende a melhorar o ensino, e quem ganha com isso é a nossa comunidade escolar e local”, ressaltou a gestora pedagógica do colégio, Suziane Mendes.
A aluna da 3ª série do Ensino Médio, Mayara Silva, também comemorou a entrega da nova estrutura, mesmo estando em seu último ano na escola.
“Antes dessa revitalização, a estrutura não era tão boa como está atualmente. Apesar de já estar saindo este ano, agradeço porque outras crianças poderão entrar em um colégio como este”, disse ela.
Escola também receberá quadra poliesportiva
Durante a reinauguração, o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, anunciou que será construída uma quadra poliesportiva para a escola, que atualmente não dispõe desse espaço. Segundo ele, os recursos já estão garantidos.
“A deputada Aurelina Medeiros alocou recursos para a Secretaria de Educação para que o Estado possa construir ainda em 2026 uma quadra poliesportiva. Então, além da reforma, a Escola Nova Esperança também ganha uma quadra poliesportiva”, reforçou.
Sobre o Colégio
A unidade desenvolve diversos projetos pedagógicos e dispõe de kits de robótica e laboratórios móveis para dinamizar o aprendizado dos estudantes, como destacou o secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad.
“Estamos entregando hoje para a comunidade de Samaúma essa escola totalmente revitalizada, com mobiliários novos e laboratórios de ciências, química e física. Uma novidade para esta escola é a Sala Multifuncional, que atenderá nossos alunos com necessidades especiais”, disse.
O secretário também enfatizou que a educação passa pela oferta de merenda e transporte escolar de qualidade, e que a unidade já conta com esses serviços assegurados. “Na próxima segunda-feira, os nossos alunos já vão começar o ano letivo aqui”, finalizou.
O colégio também possui Grêmio Estudantil ativo, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres (APM) atuantes e adimplentes, o que garante o protagonismo estudantil e a execução de projetos por meio de recursos de programas federais.


