Estudantes do ensino médio da rede estadual de Roraima já podem se inscrever no Concurso de Redação do Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros 2026, uma das principais iniciativas do País para fomentar a cidadania e a participação política entre os jovens.
O prazo para a elaboração das redações vai até 17 de abril, e a participação deve ocorrer obrigatoriamente no ambiente escolar, com a supervisão de um professor. O regulamento completo, o cronograma e os materiais de apoio estão disponíveis no site oficial do programa (senado.leg.br/jovemsenador).
Em 2025, a representante de Roraima foi a aluna Maria Eduarda Souza Vale, do Colégio Estadual Militarizado Maria de Lourdes Neves, na capital.
Segundo a coordenadora estadual do Programa Jovem Senador em Roraima, Maria Nilda Lima, a iniciativa constitui uma importante oportunidade de formação cidadã para os estudantes da rede pública.
“O Programa Jovem Senador oferece uma experiência transformadora: estimula o pensamento crítico, a capacidade de argumentação escrita e o protagonismo dos jovens. É uma oportunidade para ampliar horizontes, conhecer o processo legislativo e entender o papel do cidadão na construção da democracia”, ressaltou.
A edição deste ano tem como tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”, com o objetivo de provocar reflexões sobre educação midiática, combate à desinformação, liberdade de expressão e respeito à diversidade de opiniões, diante do crescente engajamento dos jovens no debate público digital.
O programa selecionará 27 estudantes — um de cada estado e do Distrito Federal — para participar da Semana de Vivência Legislativa, em Brasília, que ocorrerá entre 17 e 21 de agosto de 2026.
Durante a semana, os estudantes terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Senado Federal, atuar simbolicamente como senadores e apresentar propostas que poderão ser encaminhadas como sugestões de projetos de lei.
Todas as despesas da viagem — incluindo passagens, hospedagem e alimentação — são custeadas pelo Senado Federal, tanto para os alunos quanto para os professores orientadores.
As redações devem ser produzidas entre 2 de fevereiro e 17 de abril deste ano. Após a etapa escolar, os textos passam por seleção estadual e, em seguida, por avaliação nacional realizada pelo Senado Federal.
Podem participar estudantes com até 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026, desde que estejam regularmente matriculados em escola pública.
Jovem Senador
O programa é reconhecido como o maior concurso de redação escolar com premiação do Brasil. Na edição anterior, mais de 170 mil estudantes de todo o país participaram, envolvendo mais de quatro mil escolas públicas, com destaque para a forte presença de alunos do interior.




