Na tarde de quinta-feira, 29, a Policlínica Coronel Mota realizou a ação de encerramento do Janeiro Branco, com foco no cuidado da saúde mental de servidores e usuários da unidade.
Durante a atividade de encerramento, servidores e pacientes participaram de sessões de alongamento e dança, promovendo integração, bem-estar e incentivando a prática de atividades físicas como aliadas da saúde mental.
“Iniciamos o ano com uma folha em branco e encerramos o Janeiro Branco de forma colorida com uma ação de dança voltada às servidoras e aos usuários, incentivando que coloquem hobbies e atividade física entre as prioridades para este ano. Quando cuidamos da nossa saúde mental, cuidamos também da saúde física, e as duas precisam estar bem alinhadas”, afirmou Mariana Pessoa, responsável técnica pelo serviço de psicologia da unidade.
Durante todo o mês, a Policlínica promoveu ações de acolhimento, escuta qualificada e sensibilização sobre a importância da saúde mental no planejamento pessoal e profissional para 2026.
Segundo a técnica de enfermagem Rosineide de Lima, essas iniciativas contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável e reforçam os cuidados com a saúde mental.
“É uma integração entre os colegas; saímos da rotina e vivenciamos um momento de relaxamento. Sempre que possível, às sextas-feiras, realizamos esses momentos de descontração e integração. O exercício é fundamental para melhorar a saúde mental — e dançar espanta os males, assim como cantar”, destacou a servidora.


