Ipem reforça fiscalização em lojas de material escolar

Ipem intensifica fiscalizacao em lojas de materiais escolares Ascom Iper 4

O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima) intensificou a atenção à qualidade dos materiais escolares vendidos neste período de retorno às aulas. Para confirmar se os produtos cumprem as normas de segurança e a qualidade estabelecidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o órgão do Governo do Estado está promovendo, ao longo deste mês de janeiro, a Operação Aulas Seguras.

As ações da operação têm conclusão prevista para esta sexta-feira, 30. A Aulas Seguras tem como foco fiscalizar todos os pontos de venda de material escolar, como papelarias, livrarias e supermercados.

Entre os itens verificados na operação estão: apontadores, borrachas, canetas, colas, lápis preto e de cor, giz de cera, massinha de modelar, tesouras de ponta arredondada, réguas, estojos, corretivos, tintas (guache, aquarela, nanquim, tinta para pintura a dedo), além de lancheiras e outros artigos de uso escolar.

De acordo com o diretor técnico do Ipem, Jackson Medeiros, os fiscais conferem se os produtos comercializados têm o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro e se as embalagens apresentam as informações obrigatórias.

“O Ipem realiza essa fiscalização por todo o Estado para garantir não só ao empresário, mas também ao consumidor, que os produtos colocados à venda estejam em conformidade com as normas do Inmetro”, afirmou o diretor.

Medeiros ressalta ainda que a operação busca retirar do mercado produtos irregulares, prevenindo riscos à saúde das crianças e oferecendo mais segurança aos consumidores.

“Como orientação aos comerciantes, é fundamental que apresentem a nota fiscal e adquiram mercadorias de fornecedores que respeitem as normas. Para os consumidores, a recomendação é verificar a presença do selo [do Inmetro], pois ele certifica que o produto passou por avaliação de conformidade antes de ser comercializado”, concluiu Medeiros.

Caso pais ou responsáveis percebam a ausência do selo do Inmetro, a principal orientação é denunciar a irregularidade ao Ipem pelo contato (95) 98418-6602 (Ouvidoria). Há, ainda, a opção de contato com o Inmetro pelo 0800 285 1818 e pelos sites falabr.cgu.gov.br e gov.br/inmetro.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top