A Prefeitura de Boa Vista começou a receber e distribuir produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa pública destinada a apoiar a agricultura familiar e garantir acesso a alimentação de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade, na quarta-feira, 28. As atividades acontecem até o final de maio, na sede da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).
Serão entregues cerca de 76 toneladas de alimentos, sempre às quartas e quintas-feiras, até o término desta etapa, beneficiando oito instituições assistenciais de Boa Vista. Ao todo, 167 famílias produtoras estão cadastradas no programa para fornecer os itens, gerando renda no campo. Segundo o secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, esse é mais um canal de comercialização para os agricultores.
“O produtor normalmente comercializa em feiras, supermercados e para a merenda escolar. No PAA, ele encontra uma nova oportunidade para escoar a produção, podendo faturar até R$ 15 mil e recebendo o pagamento de forma pontual pelos produtos entregues. Além disso, a execução do programa é fundamental, já que todos esses alimentos são doados a instituições, beneficiando centenas de pessoas com alimentação de qualidade e alto valor nutricional”, afirmou.
Macaxeira, abóbora, melancia, melão, banana, limão, tomate, couve, alface, feijão verde, maxixe e batata-doce estão entre os produtos entregues pelos agricultores da capital. Para o diretor financeiro da Associação de Bem com a Vida, José Oliveira, os alimentos garantidos pelo programa promovem segurança alimentar e também apoiam o tratamento de pessoas soropositivas para o HIV.
“Nosso trabalho é voluntário e acolhemos pessoas em situação de vulnerabilidade que testaram positivo para o HIV. Os alimentos que recebemos são repassados a essas famílias e fortalecem o tratamento, pois uma boa nutrição ajuda o organismo a enfrentar o vírus e também contribui para a autoestima dos assistidos. Temos 26 anos de atuação em Roraima e atualmente atendemos cerca de 153 famílias”, destacou.




