Bosque dos Papagaios: refúgio de animais e educação ambiental

53831702221 b98a77d78a k

Em um dos espaços verdes mais apreciados de Boa Vista, o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, situado no bairro Paraviana, os visitantes podem conhecer de perto os animais que transformam o local em um verdadeiro refúgio. Entre trilhas, árvores e recintos, é possível observar aves, quelônios e mamíferos que convivem em harmonia, despertando a curiosidade de crianças, adultos e idosos e promovendo aprendizado e respeito pela natureza.

 

Diversas espécies de aves habitam o bosque

 

Mamíferos

Anta brasileira – Resgatada na Vila Félix Pinto, no município de Cantá, pela Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA). O animal foi inicialmente encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA) e, após avaliação técnica, passou a integrar o Bosque dos Papagaios em 2023, onde permanece sob cuidados especiais por não ter condições de retorno ao ambiente natural.

 

1767918970 214 Bosque dos Papagaios refugio de animais e educacao ambiental
Anta reside no bosque desde 2023

 

Capivara – Chegou ao bosque em agosto de 2018, após autoridades identificarem que o animal estava sendo criado de forma irregular no bairro Caimbé, na área urbana da capital. Depois do resgate foram tomadas as medidas legais e técnicas necessárias, assegurando o encaminhamento adequado e o bem-estar do animal, em conformidade com as normas de proteção à fauna.

 

1767918970 383 Bosque dos Papagaios refugio de animais e educacao ambiental
Capivara vive no bosque desde 2018

 

Veado-campeiro – O animal foi apreendido no Projeto de Assentamento Nova Amazônia e posteriormente encaminhado ao Bosque dos Papagaios em 2 de agosto de 2023, após ação de profissionais do CETAS/IBAMA. Depois de avaliação clínica, exames e análise técnica, o veado foi destinado oficialmente ao Parque Ecológico, onde recebe acompanhamento e cuidados apropriados.

 

1767918970 530 Bosque dos Papagaios refugio de animais e educacao ambiental
Animal resgatado foi acolhido

 

No mesmo dia, um segundo veado foi recebido no Bosque dos Papagaios, entregue voluntariamente por um morador do município de Alto Alegre. Destinado ao Parque Ecológico, o animal permanece em ambiente preparado, recebendo cuidados adequados para seu bem-estar e proteção.

 

1767918970 373 Bosque dos Papagaios refugio de animais e educacao ambiental
Veados foram recebidos juntos no parque

 

Aves do Bosque

Há quase 10 anos acolhidas no bosque, muitas aves chegaram após resgates e apreensões conduzidos pelas equipes do CETAS/IBAMA. O parque recebe animais por entrega voluntária e também realiza resgates no município de Boa Vista. Algumas aves não têm condições de retornar à natureza; outras, porém, passam por treinamento de voo com possibilidade de soltura quando aptas.

 

1767918970 706 Bosque dos Papagaios refugio de animais e educacao ambiental
Arara-canindé protegida no bosque

 

Atualmente, os recintos do bosque abrigam mais de 10 espécies de aves. Em uma visita é possível ver de perto o Papagaio Campeiro, Papagaio-moleiro, Papagaio do Mangue, Arara-canindé, Arara-macau, Arara-vermelha grande, Maracanã-do-buriti, Marianinha-de-cabeça-preta, Maitaca-de-cabeça-azul, Anacã, Tucano-de-papo-branco e Tucanuçu.

 

1767918970 425 Bosque dos Papagaios refugio de animais e educacao ambiental
Tucano atrai a atenção dos visitantes

 

Vida livre

No interior do bosque também é possível observar espécies que vivem livremente pelo local, como jabutis, iguana-verde, tatu-bola, aracuã-pequena, mucura e outros répteis. A maioria já estava na área antes da inauguração do bosque; algumas foram soltas com autorização do CETAS/IBAMA, passando a viver de forma natural, livre e estável.

 

1767918971 615 Bosque dos Papagaios refugio de animais e educacao ambiental
Jabutis circulam livres pelo bosque

 

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top