Mais infraestrutura, mais tecnologia e mais agentes nas ruas. Em 2025, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP), realizou uma série de investimentos que modernizaram a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) e ampliaram a proteção à população. O Anuário 2025 de Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado pela MySide, colocou Boa Vista entre as 10 capitais com os melhores índices de segurança do país.
Foram promovidos 65 guardas municipais, em reconhecimento ao trabalho diário na linha de frente. Além disso, o prefeito Arthur Henrique convocou 150 aprovados no concurso público de 2023 para reforçar o efetivo, que agora soma 456 agentes entre homens e mulheres.
Tecnologia aplicada na prevenção e solução de crimes
Boa Vista conta com uma Central de Comunicação e Monitoramento que acompanha em tempo real a movimentação da cidade. São 90 câmeras instaladas em pontos estratégicos, ferramentas modernas para prevenir e esclarecer crimes, apoiar investigações e garantir mais transparência nas ações da Guarda Civil Municipal (GCM).
No segundo semestre deste ano, 144 câmeras corporais foram incorporadas à rotina dos agentes, promovendo maior transparência e segurança nas operações. Outro avanço foi o lançamento do aplicativo BV Protege, que oferece botão de pânico para mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha em situações de emergência.
Segundo o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Cláudio Galvão, a administração trata a segurança de Boa Vista com planejamento e responsabilidade. “Esses investimentos melhoram as condições de trabalho dos guardas e reforçam a proteção da população. Como resultado, Boa Vista permanece entre as 10 capitais mais seguras do Brasil”, afirmou.
Novos equipamentos
A modernização da corporação incluiu a aquisição de novos armamentos e equipamentos, entre eles dois fuzis, dez espingardas, 180 coletes balísticos, dois drones e 20 novas viaturas, ampliando a capacidade de resposta da GCM em diferentes tipos de ocorrências.
Ao longo de 2025, os guardas municipais também participaram de cursos, capacitações e especializações, fortalecendo o preparo técnico e operacional. Para completar o pacote de investimentos, a prefeitura inaugurou o novo prédio da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), reforçando o policiamento ostensivo, preventivo e comunitário em toda a cidade.
Grupamentos da Guarda
A Guarda Municipal é composta por sete grupamentos: Grupamento Tático Municipal (GTAM), que engloba Canil e Grupo de Apoio Motorizado (GAM); Ronda Escolar; Ronda Comercial; Grupamento de Proteção Ambiental; Ronda Ostensiva Municipal (ROMU); Defesa Civil Municipal; e Patrulha Maria da Penha.




