No ano de 2025, a Prefeitura de Boa Vista intensificou os investimentos em ações de preservação ambiental, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Entre as medidas implementadas estão a ampliação da coleta seletiva em prédios públicos, a instalação de cabines de hidratação em praças da cidade e o estímulo à arborização urbana, entre outras iniciativas.
Nos últimos anos, a população tem apresentado maior consciência ambiental, adotando práticas sustentáveis como a entrega de materiais nos ecopontos e evitando o descarte irregular. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Sandro Barbot, a administração municipal tem atuado para tornar Boa Vista mais verde e promover a sensibilização dos moradores.
“Nosso compromisso vai além da preservação do meio ambiente — buscamos sensibilizar e envolver cada morador nesse processo. Acreditamos que a mudança nasce de pequenas atitudes cotidianas; por isso, promovemos ações como o descarte adequado nos ecopontos e o incentivo à arborização com a doação de mudas pelo Horto Municipal”, disse.
Ecopontos em Boa Vista
Uma política pública que tem gerado resultados positivos são os ecopontos instalados nos bairros Cidade Satélite e Nova Cidade. Juntos, os pontos alcançaram a marca de 456.600 quilos de resíduos coletados, recebendo entregas voluntárias de materiais recicláveis, como restos de construção civil e móveis inutilizados. Ainda neste ano, a prefeitura iniciou a construção da terceira unidade, no bairro Caçari.
Cabines de hidratação
Como a água ajuda a regular a temperatura corporal, a prefeitura tem instalado cabines de hidratação em praças, ofertando água potável gelada e natural para pessoas e animais de estimação. Os equipamentos estão instalados no Complexo Ayrton Senna e na praça do bairro Cidade Satélite, promovendo mais conforto às famílias que frequentam esses espaços.
Bosque dos Papagaios
Em 2025, o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, um dos espaços verdes mais apreciados da capital, passou por melhorias na infraestrutura, como a reforma da trilha pavimentada, a construção de um novo recinto para os veados e a montagem de uma piscina para anta com estação de tratamento. Além disso, foram disponibilizadas 10 bicicletas para uso dos visitantes.
Horto Municipal
O catálogo do Horto Municipal de Boa Vista conta atualmente com cerca de 26 espécies de árvores, entre frutíferas, ornamentais e nativas. As mudas, destinadas ao plantio em áreas públicas e à doação para moradores, incluem espécies como buriti, ipê, abacaxi de salão, lírio, moringa, romã e pau pretinho, contribuindo para o equilíbrio ambiental.
Centro de Compostagem
O Centro de Compostagem transforma resíduos como restos de alimentos e podas em composto orgânico, operando conforme o modelo da economia circular. Neste ano, o equipamento atingiu o total de 3.700 toneladas de resíduos recebidos desde sua implantação, evitando a emissão de 2.849 toneladas de gases de efeito estufa. Já foram produzidas mais de 700 toneladas de adubo, beneficiando cerca de 300 famílias agricultoras.




