A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) deu início nesta segunda-feira, 24, a um cronograma de manutenção preventiva da rede de esgotamento sanitário do Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite. As intervenções incluem limpeza das tubulações com jato de alta pressão e desobstrução das redes para assegurar o regular funcionamento do sistema, garantindo a coleta, o transporte, o tratamento e a destinação final adequada do esgoto doméstico.
O presidente da companhia, James Serrador, ressaltou que os serviços são realizados periodicamente para evitar transtornos à população.
“Realizamos a manutenção da rede de esgoto do condomínio de forma periódica para prevenir problemas, mas, quando surgem falhas inesperadas, é necessária a ação emergencial”, explicou.
Além das ações rotineiras, a Caer precisou atuar após uma tentativa de furto de cabos elétricos que comprometeu a estação elevatória que atende o bairro. O crime, identificado no dia 13, danificou equipamentos e provocou a queima da bomba responsável pelo bombeamento de resíduos, ocasionando um extravasamento temporário de esgoto na região.
Equipes técnicas permanecem no local realizando a limpeza do poço da estação para possibilitar a substituição da bomba e restabelecer a operação plena do sistema. A diretora de Engenharia e Gestão Ambiental, Elizangela Rodrigues, reforçou que a eficiência do serviço também depende da colaboração da comunidade.
“A população deve destinar corretamente os resíduos sanitários, manter limpas as caixas de gordura, descartar o óleo de cozinha de maneira adequada e evitar jogar na rede restos de comida, bitucas de cigarro, absorventes, fio dental, preservativos, pedaços de pano ou papel”, orientou.




