A edição 2025 do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) foi realizada neste domingo, 23, em todo o território nacional, voltada aos concluintes de cursos de bacharelado e de tecnologia.
O exame, integrante do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), avalia o rendimento dos concluintes em relação ao conteúdo previsto nas diretrizes curriculares e mede a qualidade dos cursos de graduação por meio do desempenho dos estudantes nas provas aplicadas à tarde em todo o país.
Além disso, o Enade avalia o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a formação geral e profissional e verifica o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.
Na Uerr (Universidade Estadual de Roraima), os estudantes dos cursos de bacharelado em Direito, Administração e Ciências Contábeis participaram do Enade como etapa obrigatória para a conclusão da graduação.
A participação dos acadêmicos é considerada de grande importância para a instituição, já que os resultados do Enade impactam diretamente os indicadores de qualidade dos cursos e contribuem para consolidar a imagem da universidade no cenário do ensino superior.
Entre os participantes, as universitárias Danyely Frank Pires e Izabella de Lima de Souza, estudantes do 8º semestre de Administração da Uerr, avaliaram positivamente a prova. Para Danyely, o exame não estava difícil e ela conseguiu responder às questões com certa tranquilidade.
“A prova do Enade é fundamental para avaliar a qualidade do ensino que recebemos. Mostra o quanto aprendemos e ajuda a fortalecer o curso e valorizar o nosso diploma. Participar dessa prova é essencial para nossa formação e confere credibilidade à instituição”, destacou a estudante.
Já Izabella afirmou que esperava uma prova mais difícil, porém considerou que estava em um nível “médio”. Segundo ela, o conteúdo coberto refletiu muito do que aprendeu ao longo da graduação.
“Pude ver na prova tudo o que estudei ao longo dos quatro anos e, de certa forma, honrar meus professores e o curso que escolhi”, enfatizou ao comentar a experiência no exame.
Com o término da aplicação do Enade 2025, os estudantes da Uerr que compareceram ao exame cumpriram uma etapa importante de sua trajetória acadêmica. Agora a expectativa se volta para a divulgação dos resultados, que servirão de base para a avaliação dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis da instituição.




