Mais de 170 alunos dos Colégios Estaduais Militarizados (CEMs) participam do Festival de Futsal, competição que reúne professores e estudantes de unidades militarizadas da capital e do interior.
O evento é promovido pelo Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), e organizado pela Saccm (Secretaria Adjunta de Coordenação dos Colégios Militarizados).
Além de incentivar a prática esportiva, o campeonato busca promover a socialização e a integração. Os jogos começaram no sábado, dia 8, e vão até 29 de novembro, com rodadas realizadas aos sábados e em feriados, nas quadras do CEM Professor Camilo Dias, no bairro Liberdade, e do CEM Jaceguai Reis Cunha, no Asa Branca.
No total, 17 colégios participam da competição, incluindo três unidades do interior: CEM Dom Pedro II (Iracema), CEM João Rodrigues (São Luiz do Anauá) e CEM José Aureliano da Costa (Cantá). Cada equipe conta com 10 atletas entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
“O festival tem como objetivo o desenvolvimento integral dos alunos, trazendo benefícios físicos, cognitivos e sociais — como melhoria da coordenação motora, agilidade, concentração, equilíbrio, autoestima, rapidez na tomada de decisões e trabalho em equipe. Além disso, o esporte favorece a inclusão social, fortalece valores como cidadania e respeito, e aproxima alunos, famílias e comunidade”, destacou o Coronel José Arruda, secretário adjunto da Coordenação dos Colégios Militarizados da Seed.
Ele acrescentou que o Festival representa uma alternativa saudável para o tempo livre dos estudantes, incentivando hábitos de vida mais ativos sem prejudicar as aulas e atividades pedagógicas, já que as partidas ocorrem aos sábados e em feriados, para não comprometer o quarto e último bimestre letivo.
Resultados
Nos jogos de estreia, no sábado, dia 8, na quadra do CEM Camilo Dias, o CEM Dom Pedro II venceu o CEM José Aureliano por 3×2. O CEM Hélio Campos também saiu vitorioso, derrotando o CEM Ritller Brito de Lucena por 3×1. Fechando a primeira rodada, o CEM Maria de Lourdes Neves goleou o CEM Pedro Elias por 8×2.
Na quadra do CEM Jaceguai Reis Cunha, o CEM Tancredo Neves superou o CEM Fernando Grangeiro por 3×1 e o CEM Tereza Parodi venceu o CEM Sônia de Brito por 3×0. Para encerrar os jogos, o CEM Severino Cavalcante aplicou uma goleada sobre o CEM Jaceguai: 6×1. Os jogos continuam no sábado seguinte, 15 de novembro.
Serão entregues troféus e medalhas aos 1°, 2° e 3° colocados do festival, além de premiações para o melhor goleiro, Menção Honrosa ao atleta destaque e ao artilheiro do campeonato. A cerimônia de premiação ocorrerá no último dia da competição, 29 de novembro.




