O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), deu início, na segunda-feira, dia 10, a uma série de encontros com professores da rede estadual, organizados por componentes curriculares — isto é, por disciplinas do currículo escolar.
As reuniões têm como objetivo trocar experiências sobre o processo de ensino e aprendizagem, refletir sobre os desafios vivenciados em sala de aula e discutir diferentes possibilidades de mobilização do conhecimento.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Adjunta de Gestão da Educação Básica da Seed, também tem a finalidade de repassar orientações que farão parte da rotina escolar no ano letivo de 2026, com pautas relevantes relacionadas às diretrizes das políticas públicas educacionais nacionais, como a BNCC-Computação (Base Nacional Comum Curricular da Computação).
“Na nossa pauta estão o acesso às novas diretrizes para o Ensino Médio e os parâmetros do Itinerário Formativo de Aprofundamento (IFA), a compreensão sobre a transversalidade do ensino prático, a inclusão da computação nos componentes curriculares e a importância do uso da plataforma Educar”, explicou a chefe da Divisão de Fortalecimento do Currículo da Seed, Andreia Siqueira.
Andreia ressaltou ainda que os encontros são uma oportunidade para reforçar diretamente junto a cada professor da rede a importância do planejamento das aulas alinhado ao plano de ensino disponibilizado pelo Departamento da Educação Básica no início do ano, bem como o cumprimento integral do Calendário Escolar.
Encontros são noturnos
As atividades ocorrem no período noturno, das 18h30 às 22h, de forma simultânea em três auditórios, nos prédios da Seed Administrativa, Seed Pedagógica e na Escola Estadual Maria das Neves Rezende.
Na segunda-feira, dia 10, os encontros começaram com os docentes de Matemática, Física e Artes. Hoje, 11, seguem as reuniões com professores de Matemática, Sociologia, Filosofia e Química.
A programação continua na quarta-feira, 12, com História, Biologia, Ciências e Língua Espanhola; na quinta-feira, 13, com Geografia, Língua Inglesa e Ensino Religioso; nos dias 17 e 18, com Língua Portuguesa; e encerra no dia 19, com Educação Física.




