Na sexta-feira, 7, gestores escolares de Roraima foram apresentados a um modelo inovador de gestão escolar que tem elevado os índices de aprendizagem no Rio de Janeiro e pode ser adotado também nas escolas do Estado. A proposta foi divulgada durante o evento “Gestão Escolar de Alta Performance: TCMRio e TCERR em Intercâmbio de Boas Práticas”, promovido pelo Comitê de Educação EducaRR – Raízes do Saber, do TCE-RR (Tribunal de Contas de Roraima), em parceria com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
O encontro, realizado no auditório da Seed, reuniu gestores, professores e secretários de Educação estaduais e municipais. A abertura contou com apresentação cultural de estudantes da Escola Estadual Indígena Sizenando Diniz, da comunidade Malacacheta, no município de Cantá.
O ponto alto do evento foi a apresentação do PCGE (Programa Ciência e Gestão pela Educação), idealizado pelo conselheiro Felipe Galvão Puccioni, do TCMRio. Desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Rio e a Universidade de Cambridge, o programa já é aplicado com sucesso em escolas cariocas e em alguns municípios paulistas, registrando resultados significativos: estudantes podem avançar até dois anos no aprendizado com um custo médio de apenas R$ 45 por aluno ao ano.
Segundo Felipe Puccioni, o programa reúne 23 práticas de gestão escolar consideradas mais eficazes para impactar o aprendizado. “A ideia é disponibilizar ferramentas simples que realmente transformem a gestão da escola — do diretor ao coordenador pedagógico — permitindo coordenar e acompanhar melhor os professores em relação ao aprendizado”, explicou Puccioni.
Uma das metodologias em destaque é a chamada “reunião um a um”, na qual gestores se reúnem individualmente com cada professor para acompanhar metas, desafios e avanços dos alunos. “Você cria um canal direto de conexão entre o professor e o diretor ou o coordenador pedagógico, fortalecendo o acompanhamento contínuo do ensino”, completou Puccioni.
A conselheira Simone Souza, presidente do Comitê EducaRR – Raízes do Saber, afirmou que o TCERR pretende adaptar o modelo à realidade local. “Os tribunais de contas atuam na indução de políticas públicas. A experiência do conselheiro Puccioni tem alcançado sucesso no Rio de Janeiro e vamos apresentá-la aos nossos gestores e secretários para que possamos implementá-la aqui. Sabemos das nossas vulnerabilidades, mas é possível sim implantar esse programa”, declarou.
O secretário de Educação, Mikael Cury-Rad, ressaltou que a parceria com o Tribunal de Contas fortalece as políticas públicas educacionais.
Ele destacou: “Estamos com uma parceria forte com o Tribunal de Contas do Estado, trabalhando juntos para desenvolver a melhor plataforma de gestão escolar. Agradeço aos conselheiros Cilene, Simone e ao presidente Brito por vermos hoje um tribunal preocupado com a educação roraimense”.
Para Maria Luzia Melo, gestora da Escola Estadual Ana Libória, a iniciativa amplia o papel dos tribunais de contas junto às escolas. “Quando se fala em Tribunal de Contas já há um impacto, mas o que foi apresentado hoje nos dá maior visibilidade do Tribunal junto às escolas. É uma parceria que vem fortalecer a gestão escolar”, afirmou.
Em Roraima, o programa deverá ser testado inicialmente em um grupo de escolas-piloto, tanto da rede estadual quanto da municipal, com previsão de início no ano letivo de 2026.


