Oficina da Faperr ensina a transformar ideias em negócios na Expoferr Show 2025

Oficina Centelha III Como tirar sua ideia do papel Ascom Faperr 1

A Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) promoveu, nesta terça-feira, dia 4, durante a Expoferr Show 2025, a oficina “Centelha III: como tirar sua ideia do papel”. A ação teve como público-alvo empreendedores e pesquisadores interessados em transformar projetos inovadores em negócios concretos.

A atividade expôs o passo a passo do Programa Centelha, iniciativa nacional que disponibiliza apoio financeiro, capacitação e suporte técnico para o desenvolvimento de ideias com potencial de impacto econômico e social.

Gabriel Carvalho, coordenador do Núcleo de Difusão do Conhecimento da Faperr, ressaltou o caráter prático da oficina e a proposta de envolver públicos diversos.

“Apresentamos, passo a passo, como estruturar e redigir uma ideia inovadora — desde a identificação do problema até a submissão da proposta na plataforma. O objetivo foi desmistificar o processo e mostrar que qualquer pessoa com uma boa ideia — seja estudante, pesquisador, empreendedor ou cidadão comum — pode se inscrever”, afirmou.

As inscrições para o Programa Centelha 3 Roraima seguem abertas até 5 de dezembro de 2025 e devem ser realizadas pelo site da Faperr, onde também está disponível o edital completo.

Na primeira etapa, os participantes submetem suas ideias de negócio e a equipe responsável. Na segunda, os selecionados desenvolvem um projeto detalhado, com orçamento e cronograma de execução. Ao longo de todo o processo há mentorias e capacitações para aprimorar as propostas e torná-las negócios sustentáveis.

Ao final, até 20 projetos serão contemplados, cada um com R$ 80 mil em subvenção econômica, além de benefícios oferecidos por parceiros do programa. Os selecionados também receberão acompanhamento técnico por um ano, visando à consolidação das startups no mercado.

O Programa Centelha é promovido pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), em parceria com o Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e a Fundação CERTI.

Em Roraima, o programa é executado pela Faperr e coexecutado pelo Sebrae-RR, com a finalidade de fortalecer o ecossistema local de inovação. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: dt@faperr.rr.gov.br.

EXPOFERR SHOW 2025

Considerada a maior e mais tradicional feira agropecuária do Norte do Brasil, a Expoferr Show 2025 (44ª Exposição-feira Agropecuária de Roraima) está sendo realizada entre os dias 4 a 8 de novembro no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado na BR-174 sentido Norte, na zona rural de Boa Vista.

Pela primeira vez, o evento é realizado pelo Governo de Roraima com recursos do Governo Federal, repassados pelo Ministério do Turismo. A expectativa é que mais de 500 mil pessoas passem pela feira e que o volume de negócios durante os cinco dias de evento chegue à marca de R$ 1 bilhão em prospecção.

A Exposição-feira contará com a apresentação de 36 artistas locais, distribuídos na Arena do Rodeio e no Espaço da Cultura Local, e oito artistas nacionais. Além de Taty Girl e Murilo Huff, se apresentam Natanzinho Lima (05/11), Forró Anjo Azul (06/11), João Gomes e Manu Bahtidão (07/11), Zé Felipe e Pablo (08/11)

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top