Roraima tem 10 iniciativas oficialmente inscritas no Prêmio Nacional de Turismo 2025, cujos participantes foram divulgados recentemente pelo MTur (Ministério do Turismo). Dessas, sete são propostas do Governo de Roraima, uma é da empresa RR Adventures, outra do Teamarr/Turistea — concorrendo na categoria Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo — e uma representa a Comunidade Indígena Kauwê, na categoria Turismo de Base Comunitária.
As ações apresentadas pelo Governo do Estado, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), disputam as categorias: Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo; Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Governança e Gestão do Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; e Valorização do Patrimônio Natural no Turismo.
O diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz de Brito, comemorou a participação: “É um privilégio levar ao Brasil as experiências bem-sucedidas de Roraima por meio de seus parceiros e apresentar as sete iniciativas do governo do estado no Prêmio Nacional de Turismo.”
Ele ressaltou que esse reconhecimento reflete o trabalho desenvolvido desde o início da gestão do governador Antônio Denarium, lembrando que, em 2023, Roraima conquistou dois prêmios na competição, nas áreas de gestão e marketing.
Bruno também destacou a relevância de iniciativas como o Turistea, criado pelo Centro de Acolhimento ao Autista, que vem ganhando destaque nacional, e a Comunidade Kauwê do Alto Miang, cujo modelo de etnoturismo é referência para todo o país.
O diretor enfatizou que diversas ações promovidas pelo Estado — entre elas o Plano Nacional de Turismo, o Plano Brasis, voltado à promoção internacional do turismo em Roraima, o Plano de Educação Turística e o programa Viaja Mais Servidor — contribuem para ampliar a visibilidade de Roraima no cenário nacional.
O Prêmio Nacional do Turismo, realizado em parceria entre o MTur e o CNT (Conselho Nacional do Turismo), reconhece iniciativas inovadoras, a excelência na gestão e o impacto positivo exercido por prestadores de serviços turísticos e profissionais comprometidos com o setor.



