O apoio à agricultura familiar está entre as iniciativas que mais avançam na capital. Para dar continuidade a essa ação, a Prefeitura de Boa Vista lançou um edital para interessados em concorrer a sistemas de irrigação movidos a energia fotovoltaica. As inscrições acontecem de 3 a 28 de novembro de 2025.
Podem se inscrever agricultores familiares, indígenas e não indígenas, residentes em Boa Vista. Segundo o secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, a publicação do edital reafirma o compromisso da prefeitura com a agricultura familiar, garantindo mais produtividade para quem vive do campo.
“Com a instalação dos sistemas de irrigação, queremos oferecer condições para que os produtores cultivem ao longo de todo o ano, ampliem suas áreas e diversifiquem a produção, inserindo novos produtos no mercado. Também incentivamos o uso mais eficiente dos recursos naturais por meio de energia limpa e renovável, o que reduz os custos da atividade agrícola. É um estímulo direto ao desenvolvimento rural e à valorização do trabalhador do campo, principal responsável pela base da nossa produção de alimentos”, disse.
Das inscrições
O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) em 3 de outubro de 2025. Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai), situada na Av. Pátio Cauamé, nº 170, bairro Cauamé, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
O resultado da seleção será divulgado até 30 de dezembro de 2025. Caso o número de sistemas de irrigação adquiridos ultrapasse o número de agricultores inscritos e habilitados, haverá uma segunda etapa de inscrições para novos trabalhadores do campo, prevista para 1 a 30 de abril de 2026.
Sistema de irrigação
Projetado para atender até um hectare de área cultivada, cada sistema inclui bomba submersa híbrida, painéis fotovoltaicos, sistema de fertirrigação, filtro, tubulações, mangueiras de gotejamento e demais conexões hidráulicas e acessórios, além da escavação do tanque de armazenamento de água e da instalação completa do sistema de irrigação.
A implantação do sistema tem o objetivo de suprir demandas individuais e coletivas da agricultura familiar, impulsionando a produção, disponibilizando produtos de qualidade no mercado local e reduzindo a necessidade de importações de outras regiões do país.




