Estudantes vivem experiência de minivereadores na Câmara Municipal

54875951912 2ed727eceb k

A manhã desta sexta-feira, 24, foi de aprendizagem e exercício da democracia. Estudantes da Escola Municipal Palmira de Castro Machado fizeram uma visita à Câmara Municipal de Boa Vista, conheceram o trabalho do Legislativo e participaram de um dia como “minivereadores”, com sessão simulada e votação de propostas.

Os estudantes puderam conhecer os principais espaços da Câmara Municipal de Boa Vista

Foram recebidos pela vereadora Jeu Nunes, que conduziu um tour pelos setores da Câmara. A iniciativa integra o Projeto Protagonismo Infantil no Fortalecimento da Cidadania, criado na escola há cerca de três anos. A proposta é estimular desde cedo nos estudantes responsabilidade, autonomia e engajamento social.

Cidadania na prática

Ao todo, 34 alunos do 1° ao 5° ano, organizados em duas turmas, participaram de sessões simuladas no plenário. Uma das sessões foi presidida pelo aluno Davi Matheus, do 5° ano. Entre as propostas apresentadas pelos estudantes estavam a criação de uma Biblioteca Móvel, a implementação de uma Horta Comunitária, a ampliação da escola para receber o 6° ano e a criação da Semana da Cidadania na unidade.

1761692797 610 Estudantes vivem experiencia de minivereadores na Camara Municipal
A aluna Júlia Tobias ressaltou a relevância das propostas apresentadas durante a sessão

Júlia Tobias, também do 5° ano, comentou sobre a importância das propostas. “A biblioteca pode ajudar as crianças a aprenderem mais rápido, e a horta é uma maneira de passar mais tempo com os pais e professores, aprendendo sobre plantio”, disse.

1761692797 540 Estudantes vivem experiencia de minivereadores na Camara Municipal
“Gostei de conhecer a Câmara, ver como funciona e participar de uma sessão de verdade”, disse Davi Matheus

Davi, que presidiu a sessão, falou sobre a emoção da experiência. “Foi muito legal e uma honra estar aqui. Gostei de conhecer a Câmara, ver como funciona e participar de uma sessão de verdade”, afirmou o estudante.

Projeto forma alunos protagonistas e participativos

1761692797 727 Estudantes vivem experiencia de minivereadores na Camara Municipal
“Percebemos a importância de abordar o papel do vereador e do prefeito para que as crianças compreendam o funcionamento da sociedade”, destacou o gestor da E.M Palmira de Castro, Marcos Silva

Segundo o gestor Marcos Silva, o projeto surgiu para fomentar liderança e participação na vida escolar. “Tudo começou com a ideia do Assistente Mirim e foi evoluindo até o formato atual. Percebemos a necessidade de trabalhar o papel do vereador e do prefeito para que as crianças entendam como funciona a sociedade. Inclusive desenvolvemos um aplicativo de votação, com cabines e urnas digitais, para tornar a eleição real e participativa”, explicou.

1761692797 208 Estudantes vivem experiencia de minivereadores na Camara Municipal
A visita reuniu 34 alunos da escola, do 1° ao 5° ano

Desde abril, os estudantes participaram de todas as etapas do processo eleitoral — da campanha à posse dos eleitos, realizada em junho na própria escola. Cada turma elegeu seus representantes por meio de campanhas, apresentação de propostas e votação digital.

Rede municipal incentiva vivências democráticas

1761692797 740 Estudantes vivem experiencia de minivereadores na Camara Municipal
“Todas as escolas promovem projetos que possibilitam ao aluno exercer sua voz, autonomia e pensamento crítico”, afirmou a secretária-adjunta de Educação, Meiry Jane Gomes

Para Meiry Jane Gomes, secretária-adjunta de Educação, a iniciativa reflete a proposta da rede municipal de oferecer experiências que formem cidadãos conscientes. “A rede busca proporcionar às crianças oportunidades de protagonismo. Todas as escolas desenvolvem projetos que permitem ao aluno exercer sua voz, autonomia e pensamento crítico. O Protagonismo Infantil é um belo exemplo dessa construção coletiva de aprendizado e cidadania”, destacou.

O Projeto Protagonismo Infantil no Fortalecimento da Cidadania está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta o desenvolvimento de competências como liberdade, responsabilidade, empatia e consciência crítica nas práticas pedagógicas.

Parceria entre educação e legislativo fortalece o aprendizado

A vereadora Jeu Nunes salientou que o projeto é um avanço importante para consolidar o protagonismo infantil como prática permanente nas escolas municipais.

1761692797 79 Estudantes vivem experiencia de minivereadores na Camara Municipal
“Quando a criança compreende que sua voz tem valor, ela se torna agente de transformação”, destacou a vereadora Jeu Nunes

“Nossa intenção é que o Protagonismo Infantil se transforme em política pública permanente, alcançando todas as escolas do município. Quando a criança percebe que sua voz tem valor, ela se torna agente de mudança — e é isso que buscamos: formar desde cedo cidadãos conscientes, participativos e esperançosos no futuro da cidade”, afirmou.

O vereador Adnan Lima ressaltou que a visita aproxima a escola do poder público. “A iniciativa ajuda a esclarecer o papel do vereador e incentiva nas crianças o interesse pela política como instrumento de transformação. A Câmara é a casa do povo — e também das crianças. Projetos como este deveriam ser ampliados por toda a rede municipal, pois fortalecem os laços entre escola, Legislativo e comunidade”, afirmou.


 

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top