O Instituto Boa Vista de Música (IBVM), em conjunto com a Prefeitura de Boa Vista, realizou nesta sexta-feira, 24, uma apresentação especial que comemorou duas décadas de existência e incentivo à cultura. O Concerto Sinfônico aconteceu na Sala Roraimeira do Teatro Municipal e teve como destaque a Banda Municipal.
A abertura foi marcada pela obra “Invicta”, do compositor norte-americano James Swearingen, de 1981, dedicada ao maestro Mark Kelli. O título, que em latim significa “Invencível”, traduz a ideia de superação e reflete o percurso do instituto: uma trajetória musical repleta de momentos de vigor, reflexão e conquista.
“O acesso a uma formação musical de qualidade e seu impacto sobre crianças e famílias são marcas do trabalho do IBVM, além de fortalecer a cena cultural local. Nosso diferencial está na excelência do ensino e na variedade de modalidades musicais, que permitem aos alunos conhecerem diversos instrumentos e escolherem o projeto em que desejam se dedicar”, afirmou o diretor-presidente do IBVM, maestro Francisco Carlos Felício.
No repertório também estiveram clássicos e sucessos populares, entre eles “Nabucco” (Giuseppe Verdi), “Orfeu no Inferno” (Jacques Offenbach), “Jesus Cristo Superstar” (Andrew Lloyd Webber), “Carmina Burana” (Carl Orff), “Interplay For Band” (Ted Huggens), “1812 Overture” (Piotr Ilitch Tchaikovski) e “O Sole Mio” (Eduardo di Capua), entre outros.
Familiares dos alunos do IBVM e o público em geral compareceram ao Teatro Municipal para prestigiar o concerto. A servidora pública Antônia Bezerra levou o noivo Jeff Silva, que havia chegado recentemente à cidade, para conhecer de perto uma das principais instituições culturais da capital roraimense: o Instituto Boa Vista de Música.
“O IBVM é uma instituição consolidada e de grande relevância para Boa Vista. Tenho muito apreço pelo trabalho desenvolvido aqui, porque a música transforma vidas. Sempre que posso, acompanho as apresentações. Ver projetos voltados a crianças e adolescentes me toca profundamente — é um trabalho belo e executado com excelência, enraizado na nossa cidade há anos”, destacou Antônia.
IBVM – Fundado em 15 de setembro de 2005, o Instituto Boa Vista de Música tem se consolidado por meio de projetos comunitários desenvolvidos em parceria com a Prefeitura de Boa Vista. Desde sua criação, atua como instituição pública dedicada à formação musical gratuita, sendo referência em Roraima e na Região Norte, agregando programas sociais voltados ao ensino da música.
Atualmente, o instituto atende mais de 720 alunos, que participam de projetos como Banda Infantojuvenil, Orquestra Sinfônica Infantojuvenil, Orquestra de Violões, Musicalização, Canto Coral e flauta doce, além do Coral IBVM e do Coral do Servidor. A equipe é composta por 115 funcionários, dos quais 37 são professores.
Parceria – A Prefeitura de Boa Vista é a principal parceira do IBVM, possibilitando uma agenda repleta de atividades. São mais de 200 eventos anuais, entre espetáculos, concertos e ações em parceria; somente no primeiro semestre de 2025 foram 154 eventos.
Além disso, o município oferece 173 bolsas de R$ 230 para alunos do IBVM por meio do projeto Artcanto. Em 2024, a prefeitura também entregou uma van para o transporte dos integrantes dos projetos durante apresentações.
“Sem o suporte da prefeitura e da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) não seria possível desenvolver esse trabalho. Trabalhamos juntos com o mesmo objetivo: oferecer ensino musical de alto nível e preparar jovens para oportunidades no mercado de trabalho na área da música”, ressaltou o maestro Felício.




