Após alguns testes realizados nos últimos meses, o Google começará a alertar sobre conteúdos explícitos, como nudes, enviados pelo Google Mensagens. A novidade chega na atualização de outubro do Google Play Services (v25.39) e segue o padrão de moderação que a empresa tem adotado recentemente.
Com o update, vídeos classificados como NSFW (Não seguros para ver no trabalho) passarão a ser assinalados como conteúdo explícito. Embora seja uma novidade, a função operará de forma bem semelhante ao que já ocorria com imagens de teor gráfico, quando o app exibia um aviso de conteúdo sensível na tela em casos de nudes.
As diretrizes da atualização mencionam apenas a moderação de conteúdos sexuais, mas não seria surpresa se materiais gráficos, como fotos de acidentes e pessoas feridas, também fossem marcados como sensíveis. É importante destacar que a detecção é feita pelo SafetyCore, a tecnologia do Android para identificar nudez.
Recurso é inútil para o Brasil?
Vale lembrar que o uso de SMS é bastante comum em países como os Estados Unidos. No Brasil, esse tipo de mensagem tende a aparecer mais em comunicações promocionais, de operadoras e nos golpes clássicos, então os principais beneficiados pela atualização provavelmente serão os norte-americanos.
- O funcionamento dessa moderação é bastante similar ao que existe no Google Imagens;
- Ao identificar nudez em uma imagem, a plataforma irá borrar o conteúdo para evitar que o usuário seja pego de surpresa;
- Haverá também a opção de excluir o conteúdo sem a necessidade de abri-lo;
- A ação de excluir a foto ou vídeo não é automática e exige a confirmação do usuário;
- A análise de vídeos com nudez é realizada localmente pelo SafetyCore, diretamente no smartphone.
Mesmo com a nova atualização, a moderação de vídeos com nudez no Google Mensagens pode demorar a aparecer para todos os usuários. Caso não esteja habilitada em seu aparelho, acesse as configurações e selecione a opção “Avisos de conteúdo sensível”.
Para mais informações sobre aplicativos, nudez e serviços do Google, acompanhe o site do TecMundo.