A Feirinha do Servidor é um exemplo de como o cuidado com as pessoas e o incentivo ao trabalho podem transformar rotinas. Realizada pela Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (SMAG), a iniciativa chegou à sua 11ª edição nesta terça-feira, 30, reunindo histórias de dedicação e celebrando o empreendedorismo entre os servidores.
A feira aconteceu simultaneamente no Palácio 9 de Julho, na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação (SMPOFTI) e no prédio da SMAG-GP. Participaram 75 pessoas, entre 69 servidores e 6 beneficiários da Agência Municipal de Empreendedorismo (AME).
Das mãos que ensinam às mãos que cultivam

Célia de Oliveira Silva, professora da Escola Municipal Valdemarina Normando Martins, resume bem o espírito da feirinha. Servidora municipal desde 2012, ela descobriu na agricultura, a partir de 2018, uma paixão que dividia com o seu trabalho em sala de aula, conciliando ensino e cultivo com tranquilidade.
“Participar desta iniciativa é uma oportunidade valiosa. Sinto-me muito grata e feliz pelo trabalho que faço na escola e no hortifrúti. Estou desde a primeira edição, realizada na SMEC, e a feira cresceu, alcançando outras secretarias. A atividade ajuda minha renda e é muito bom conhecer o empreendedorismo dos colegas”, contou.
Serviço público e o mundo tecnológico

Na outra ponta da feirinha, Leonardo Costa mostra o lado mais tecnológico do encontro. Servidor desde 2019, ele usa seus conhecimentos em informática para oferecer manutenção de computadores e venda de periféricos como teclados, mouses, fones e câmeras. A participação na feira também representa reconhecimento e apoio à sua atividade empreendedora.
“Sinto-me valorizado ao participar. Já estive em dez edições e acho importante essa oportunidade que a prefeitura nos dá como servidores empreendedores. Ajuda a complementar a renda e a investir nos produtos que oferecemos”.

A Feirinha do Servidor mostra que, quando a administração municipal investe nas pessoas, todos ganham: servidores reconhecidos, colegas com acesso a produtos de qualidade e uma cidade com profissionais mais satisfeitos. Entre hortaliças frescas e soluções tecnológicas, constrói-se uma trajetória inspiradora no serviço público — uma história que certamente terá muitos capítulos ainda.
Confira os melhores momentos aqui
*Supervisionado por Shirleia Rios